Wagner Neto propõe a inclusão do jogo de xadrez como disciplina nas instituições de ensino
Para deputado, atividade favorece o desenvolvimento da atenção, da memória, do raciocínio, dos hábitos de pesquisa e estudo
O deputado Wagner Neto (PRTB) propôs, por meio do projeto nº 10.200/22, a inclusão do jogo de xadrez nos currículos escolares de ensino fundamental e médio de Goiás, como disciplina complementar optativa, predicativa ou prática educativa, a critério das instituições escolares públicas ou privadas do Estado.
“O xadrez, por ser atividade eminentemente científica, favorece o desenvolvimento da atenção, da memória, do raciocínio, dos hábitos de pesquisas e estudo, desenvolvendo o sentimento estético e a criatividade”, argumenta o deputado autor da proposta. A matéria tem ainda, por objetivo, estabelecer normas para o desenvolvimento do enxadrismo estadual e profissionalizar o jogador e o professor de xadrez.
A proposta segue tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e foi distribuída para relatoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB). (Agência Assembleia de Notícias)