Variante de Manaus ainda predomina em Goiânia
Exame comprovou três variantes em circulação na capital
Exame de fenotipagem em 50 amostras analisadas de casos positivos de Covid-19, confirmou que 96% dos casos em Goiânia são da variante de Manaus, 2% da variante do Rio de Janeiro e 2% da variante indiana, que será avaliada se é da variação Delta ou Californiana. O resultado foi divulgado pela secretária executiva de Saúde de Goiânia, Luana Ribeiro.
Segundo ela, em todo o mundo a variante Delta é a mais temida, por ser mais transmissível, provocar um risco maior de hospitalização e de reinfecção. Em Goiás já foram confirmados quatro casos desta variante, o que deixa a vigilância epidemiológica em alerta. Para Luana, é preciso que a população reforce cuidados com a higienização das mãos, que continue o distanciamento social e o uso de máscaras.
Ela ainda lembrou que é preciso que toda população faça o ciclo completo de imunização contra Covid-19, ou seja, que tome a segunda dose da vacina disponibilizada pelo SUS. Até sexta-feira, 6, 60% da população acima dos 18 anos já havia recebido a primeira dose do imunizante e quase 30% havia tomado a segunda dose.