Testes rápidos integram ações de combate à sífilis em Goiânia

Testes rápidos integram ações de combate à sífilis em Goiânia

Atividades estão acontecendo em diversas unidades de saúde da capital

 

A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está celebrando neste mês o Outubro Verde (campanha alusiva ao enfrentamento da sífilis) com diversas ações, entre elas, de testagem rápida para diagnosticar, além da sífilis, outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os testes são gratuitos e podem ser feitos por todos os munícipes, independente de sexo e idade. O horário do atendimento será das 8h às 17h.

Nesta semana, os moradores da região Noroeste terão acesso aos trabalhos da campanha. Amanhã (26/10) será na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro São Carlos, na quarta-feira (27/10) na USF do Bairro Boa Vista, na quinta-feira (28/10) no Cais Cândida de Morais, e na sexta-feira (29/10) será no Cais Finsocial.

Na região Norte, a ação ocorrerá na quarta-feira, no salão da Paróquia Jesus Bom Pastor (ao lado da USF Jardim Guanabara I). Já na região Sudoeste, as unidades disponíveis a partir de amanhã serão as USFs do Residencial Itaipu, do Condomínio das Esmeraldas e do Parque Santa Rita.

A Sífilis, por exemplo, é a IST que mais se expandiu na última década, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). “É uma infecção curável e, em sua grande maioria, não identificada, pois seus sintomas podem ser discretos e imperceptíveis em alguns estágios da doença”, relata a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Pessoni.

Em virtude de ser uma doença silenciosa, como explica a diretora Grécia, se torna tão importante realizar o teste rápido, que fica pronto em apenas 15 minutos. “É um procedimento simples, rápido, seguro e sigiloso”, pontua ela, ao acrescentar que é altamente indicado que gestantes realizem o teste para detecção e tratamento da sífilis, por ser uma infecção placentária.

Segundo Grécia Pessoni, as atividades foram iniciadas na USF do Jardins do Cerrado IV e integraram as ações do programa Outubro Rosa. Para sua realização, a atividade conta com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e integra a Atenção Primária à Saúde (APS) das USFs. “As pessoas que apresentarem resultado positivo farão novos exames, serão aconselhadas e encaminhadas para tratamento na nossa rede”, explica.

Durante a ação, serão oferecidos testes rápidos para também detectar possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C. “Na atividade, também vamos distribuir preservativos e materiais educativos sobre ISTs, uma vez que oferecemos nas nossas unidades serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento para sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis”, conclui a diretora de Vigilância Epidemiológica. (Secom Goiânia)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram