“Nós já temos um projeto muito adiantado de requalificação do Centro de Goiânia. Esse projeto vai se estender ao Setor Campinas, como também ao Setor Vila Nova. Já iniciamos o processo”, afirmou Rogério Cruz. Ainda segundo o prefeito, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) realiza estudos para ampliar os incentivos fiscais para a requalificação do Centro e posteriormente para Campinas.

O prefeito também destacou os investimentos que o município realizou no bairro de Campinas, como a reforma da Praça Joaquim Lúcio, uma das mais tradicionais do setor. “Nós estamos trabalhando na revitalização desse setor tão importante para a nossa Goiânia. Já revitalizamos a Praça Joaquim Lúcio e a Praça da Igreja Matriz. Trocamos a iluminação no Parque Campininha das Flores, realizamos reformas na estrutura, e agora estamos trabalhando na manutenção de todo setor”, disse.

No sábado (01/07), a prefeitura iniciou a revitalização da Praça Joaquim Lúcio, localizada no coração de Campinas, na Avenida 24 de outubro. A renovação inclui serviços como a reforma do kit brinquedos, reparos nos 20 bancos de madeira espalhados pelos espaços de convivência e a substituição de 14 lixeiras. Também são plantadas 14 mudas de palmeiras e 120 mudas de flores ornamentais, e substituída toda a área de gramado, de 1.260 metros quadrados.

A força-tarefa da Comurg conta com frentes de serviços de varrição, rastelação, despraguejamento e catação nas ruas, entorno de escolas, praças e feiras livres do bairro.

Por meio do Goiânia Adiante, maior pacote de ações da história da capital, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) realizou a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED nas praças Joaquim Lúcio e da Matriz. São quase R$ 300 milhões destinados à modernização do parque luminotécnico de Goiânia, o que vai gerar economia de até 40% aos cofres públicos. Em Campinas, também foram realizados serviços de manutenção de meios-fios e bocas de lobo.

Solenidade
A Câmara Municipal de Goiânia realizou na manhã desta sexta-feira uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 213 anos de Campinas, ocasião em que também foi assinada a transferência simbólica da capital. A proposta é do líder do prefeito no Legislativo, o vereador Anselmo Pereira, assinada em conjunto com o vereador Geverson Abel.

“Nesse sentido, eu faço um agradecimento muito especial ao nosso prefeito Rogério Cruz. Ele tem um olhar diferenciado para este bairro, considerando que Campinas é a mãe geradora do município de Goiânia. Abdicou de ser um município para ser a base de sustentação dessa cidade tão promissora, tão dinâmica e viva que é a cidade de Goiânia”, afirmou Anselmo Pereira.

O vereador Geverson Abel destacou a “tenacidade do povo de Campinas e a importância desse apoio para a construção da capital”. “Daqui saíram grandes homens para a história de Goiás”, disse.

Em seguida, moradores históricos do bairro foram homenageados pela Câmara Municipal. O prefeito Rogério Cruz entregou as medalhas e diplomas ao lado dos vereadores Anselmo Pereira e Geverson Abel.

História
Campinas é a extinta cidade de Campininha das Flores. Até 1933, então com 123 anos, era sede municipal com grande extensão de terras. A cidade foi escolhida como local para construção da nova capital de Goiás por Pedro Ludovico Teixeira. Em 1935, com o decreto que criou oficialmente o município de Goiânia, Campinas passou a ser bairro. O setor é essencial para o projeto de desenvolvimento político e econômico do Estado. Atualmente, Campinas se destaca no âmbito do comércio varejista e atacadista. (Secom Goiânia)