Projeto Cerâmica Viva realiza oficinas formativas e feira de produtos em Ipameri

Projeto Cerâmica Viva realiza oficinas formativas e feira de produtos em Ipameri

Instituição trabalha há 50 anos com inclusão social, educação e geração de renda

 

O projeto “Cerâmica Viva” aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC), está promovendo um curso de formação em cerâmica artesanal com o intuito de diversificar a produção já existente na Cerâmica Boa Nova, desenvolver novas linhas de produtos com design exclusivo, aumentar a competitividade no mercado e agregar valor artístico aos produtos.

As aulas trazem novas técnicas, materiais e tipos diferenciados de acabamento e design para a Boa Nova, sem perder a identidade já estabelecida e potencializando as características da instituição. A profissional ceramista que aplica a capacitação permite a troca de experiência e o acessos a diferentes metodologias e formas de trabalho, trazendo aos alunos uma experiência plural para que possam desenvolver seu próprio método.

A Associação Adelino de Carvalho (Cerâmica Boa Nova), desenvolve há mais de 50 anos atividades artesanais em cerâmica, envolvendo especialmente a população de baixa renda, crianças e adolescentes. A nova ação é composta de 2 fases distintas, são elas: formação e difusão. Na fase de Formação temos 2 etapas: prospecção e produção e posteriormente a fase de difusão com etapa de exposição dos produtos.

 

Como funciona o Projeto Cerâmica Viva

A primeira etapa consiste em pesquisa de possibilidades, estudo de materiais, viabilidades, formulações de matérias primas e adaptação de técnicas. Esta fase é feita pela profissional na arte da cerâmica, a fim de aproveitar o conhecimento e somar novos conceitos propostos de produção inclusive no desenvolvimento de uma coloração única, a partir de esmaltes autorais, de elaboração própria.

A produção se constitui em dois cursos de acabamentos, com técnicas distintas, são eles: esmaltação e engobe. Cada técnica é ministrada separadamente pela ceramista Beth Costa, para ter uma aprendizagem prática. O compartilhamento das técnicas e experiências buscam desenvolver o lado artístico dos alunos, trabalhando o design de cada produto. Além da criação das peças também serão desenvolvidos os protótipos para testes de queima e a aplicação dos resultados nas decorações propostas por cada aluno. A partir dos resultados esperados em termos de acabamento, serão produzidas peças para exposição e comercialização na fase de difusão.

Na segunda etapa, que é a difusão, ocorrerá por meio da divulgação, exposição e vendas de produtos. Os produtos confeccionados na formação serão lançados na Exposição – Cerâmica Boa Nova, na Feira Gastronômica tradicional da cidade de Ipameri, que ocorre todas as quintas-feiras no período noturno, na Praça João Emídio Carneiro. Fortalecendo esse espaço de economia local no município e aproveitando a movimentação de pessoas para levar os produtos, surpreendendo os visitantes mais assíduos, e a ampliar público e vendas. Outra ação prevista é a abertura da cerâmica para que os visitantes conheçam o local, contemplem a exposição dos novos produtos e possam adquiri-los.

 

Conheça a Associação Adelino de Carvalho

A Associação Adelino de Carvalho, é uma Instituição de assistência, promoção social e educação, sem fins econômicos, com atividades educacionais diversas para crianças e adolescentes, como aulas de cerâmica, música, informática e esporte. Sua origem data da década de 60, quando foi constatada na cidade de Ipameri (GO) a triste realidade, aliás, tão comum, em todo o país: Crianças e jovens na mendicância pelas ruas e vulnerabilidade social.

Os trabalhos da Oficina-Escola de Cerâmica, por iniciativa do Grupo do Grêmio Espírita Paz e Fraternidade, iniciou os atendimentos para educação e profissionalização de jovens. Na década de 80, a Associação Adelino de Carvalho foi reconhecida pelo UNICEF- Fundo das Nações Unidas Para a Infância -, como uma das 5 Instituições modelo na América Latina, no atendimento a crianças e adolescentes.

A instituição, por seu caráter totalmente filantrópico, é beneficiária de imunidade tributária na venda dos produtos artesanais produzidos, que são comercializados por todo o país, principalmente através das redes Leroy Merlin e Petz. Os recursos dessas vendas são revertidos na manutenção dos projetos desenvolvidos, ampliando ou reduzindo o número dos assistidos, de acordo com a capacidade de se sustentar.

A cerâmica além de ter um valor cultural e monetário para Ipameri, tem um valor social que ampara famílias de diversos jovens. A instituição com mais de 50 anos de história vê no projeto Cerâmica Viva uma marca de melhoria de design e que irá impulsionar uma nova fase da Boa Nova, possibilitando um fôlego criativo. (Assessoria de Imprensa da Associação Adelino de Carvalho)

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram