Prefeitura de Goiânia produz 600 mil mudas de flores, arbustos e árvores em 6 meses

Prefeitura de Goiânia produz 600 mil mudas de flores, arbustos e árvores em 6 meses

Cultivo foi feito nos quatro viveiros mantidos pela Comurg. Um dos lugares que está tendo paisagismo renovado é a Praça do Avião, onde a ação foi iniciada na terça-feira (1º/08), com previsão de conclusão nos próximos dias

 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), produziu nos primeiros seis meses deste ano 600 mil mudas para ornamentar canteiros, praças e outros espaços públicos da Capital. O cultivo foi feito nos quatro viveiros mantidos pela Comurg: Redenção, Buritis, Nova Esperança e Meia-Ponte.

“Foram 480 mil mudas de forração, 72 mil mudas de árvores próprias para centros urbanos e 48 mil mudas de arbustos e trepadeiras. Produção nossa, pelas mãos de nossos colaboradores, com adubo natural feito com resíduos de podas de árvores. Um trabalho sinônimo de eficiência e economia”, explica o coordenador dos viveiros da Comurg, Luiz Sávio Dias.

Um dos locais que teve o paisagismo renovado foi a Praça do Avião, no Setor Aeroporto. A ação se iniciou nesta terça-feira (1º/08) e será concluída nos próximos dias. O espaço recebe mudas ornamentais como tumbérgia, érica, mini-barléria, margaridinha-branca, lírios, mini-neve, periquito-roxo, tagetes e vinca. Além disso, a área ganha serviços de limpeza, tais como catação e rastelação.

“Nossas praças e avenidas floridas e arborizadas ajudam a fazer de Goiânia uma cidade mais colorida, alegre e viva. Isso reflete diretamente na qualidade de vida, no bem-estar e até na saúde mental da população. As pessoas sentem cada vez mais prazer de viver aqui, é essa a meta que vislumbramos”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

A produção de mudas engloba a coleta de sementes, cuidados na germinação, preparação do solo dos canteiros com adubo e o plantio. Os cuidados seguem com serviços de irrigação, poda e despraguejamento, para manter as plantas saudáveis.

O cultivo é feito em bandejas com células ou em saquinhos de plástico, com substrato comercial e terra traçada, respectivamente. Depois de semeadas, as bandejas e saquinhos são colocados em estufas com controle de luz e irrigação. O plantio nos viveiros se dá a partir de 30 dias, dependendo da espécie. (Secom Goiânia)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram