Prefeitura de Goiânia nomeia comissão para concurso da Guarda Civil Metropolitana
A Prefeitura de Goiânia publicou, no Diário Oficial do Município desta terça-feira (27/8), decreto que nomeia os membros da comissão para organização do concurso da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A comissão tem como objetivo assegurar a transparência e a eficiência do processo seletivo que reforçará a GCM Goiânia com novos profissionais.
A Comissão de Concurso Público será composta por representantes da Secretaria Municipal de Administração, Procuradoria-Geral do Município e Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. Segundo o documento, a Comissão Auxiliar é formada por representantes da GCM e membros do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Goiânia e da Associação dos Servidores da Guarda Municipal de Goiânia, além de outras pastas.
Concurso
O concurso da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia oferecerá 700 vagas, das quais 100 serão de chamamento imediato e 600 para formação de cadastro reserva. Após nomeação da comissão, o processo segue para fase de avaliação das bancas examinadoras, considerando como critérios de escolha menor custo e compatibilidade com as exigências específicas do certame. Entre essas exigências estão a faixa etária de 18 a 35 anos e a exigência de nível superior dos candidatos.
O certame segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Complementar nº 353, de 10 de junho de 2022. Conforme o artigo 26, o concurso deverá ser composto por seis etapas, incluindo prova objetiva e discursiva, avaliação médica, testes de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional. Esse último, com carga horária mínima conforme a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, é determinante para a aprovação final dos candidatos, que devem também atender aos requisitos de frequência e aproveitamento estabelecidos. (Secom Goiânia)