Ônibus e Uber integrados pode ser opção de deslocamento em Goiânia

Ônibus e Uber integrados pode ser opção de deslocamento em Goiânia

Alternativa de deslocamento propõe trechos com transporte público e carro de aplicativo

 

Já imaginou chamar um Uber, ou qualquer outro app de transporte, e na tela do celular poder definir a melhor opção de viagem, intercalando a corrida do aplicativo com o transporte público, seja no início ou no fim do trajeto? Essa integração entre aplicativos de transporte e ônibus já é uma realidade no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, metrópole com 10 milhões de passageiros transportados todos os dias, essa alternativa de locomoção já existe desde 2019.

Na opinião de Alexandre Baldy, pré-candidato ao Senado em Goiás, e ex-secretário de Transportes Metropolitanos da capital paulista, que esteve à frente dessa parceria quando foi implementada, essa pode ser umas das soluções para melhorar a locomoção dos passageiros da Região Metropolitana de Goiânia.

Lá em São Paulo, a Uber passou a mostrar no celular a opção de rota por transporte coletivo, incluindo os ônibus das empresas que oferecem o serviço para os paulistanos. O serviço passou a aparecer na mesma tela onde estavam as possibilidades de escolha entre Uber X, Uber Black e outras modalidades. Na prática, Baldy esclarece que a ferramenta mostrar os custos e o tempo de descolamento de cada meio de transporte, carro do app e ônibus.

O pré-candidato explica que, caso seja implementado em Goiânia, o serviço defendido por ele, exibiria informações sobre linhas de ônibus, no aplicativo da Uber, permitindo que o usuário compare as opções disponíveis e planeje viagens completas ou parciais utilizando transporte público, com instruções passo a passo e itinerários em tempo real fornecidos pelas empresas de ônibus que operaram em Goiânia.

“O usuário deseja se deslocar de forma mais prática, e um serviço como esse permite às pessoas planejar melhor suas viagens de ponta a ponta, podendo escolher o transporte público sempre que for mais conveniente e também complementar com viagens de transporte privado no começo ou no final dos percursos, algo que já vemos acontecer hoje em dia”, afirma Alexandre Baldy.

Integração
Baldy afirma que essa alternativa sozinha não resolveria o problema do transporte de passageiros em Goiânia, nem das 20 cidades adjacentes, com pessoas que precisam se deslocar para a capital para trabalhar ou estudar todos os dias. Mas já seria uma ‘luz no fim do túnel’ ou, pelo menos, uma alternativa de locomoção mais digna.

O pré-candidato ao Senado ainda complementa que, em um segundo momento, o ideal seria que as empresas de transporte público que operam em Goiânia disponibilizassem baias nas estações para embarque e desembarque de passageiros, dentro dos terminais de integração, facilitando assim que os passageiros possam ter acesso aos dois serviços de forma mais cômoda e segura.

“Essa medida possibilitaria, além da integração tecnológica, passa a existir a integração física. Quem sai ganhando? O passageiro que teria mais agilidade em seus deslocamentos e as empresas de ônibus, que tanto reclamam que perdem usuários dia após dia”, calcula.

A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC) que o um consórcio de empresas, pública e privadas, responsáveis pela execução e manutenção do serviço de transporte coletivo da cidade de Goiânia e sua Região Metropolitana, calcula que essa perda de passageiros, pós-pandemia da Covid-19, gira em torno de 25%. (Assessoria do Pré-Candidato ao Senado)

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