Museu Frei Confaloni abre exposição gratuita de artista chinês que vive em Goiânia há 45 anos

Museu Frei Confaloni abre exposição gratuita de artista chinês que vive em Goiânia há 45 anos

Mostra Saudações, do artista chinês radicado em Goiânia há mais de quatro décadas, permanece aberta para visitação gratuita até 15 de junho

 

O Museu Frei Confaloni abre as portas para que o público de Goiânia conheça a obra do artista plástico chinês Tai Hsuan-An, radicado na capital há 45 anos. A exposição, batizada de “Saudações”, promove encontro de culturas oriental e ocidental em técnicas diversas, materializadas em pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e objetos. “São peças que levam à apreciação de um só planeta e uma só humanidade, diz Tai.

A exposição começou na última terça-feira e acontece até o dia 15/06, de terça-feira a domingo, das 8h às 18h, inclusive feriados. É promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

O prefeito Rogério Cruz afirma que a exposição proporciona oportunidade única de apreciar o trabalho do artista, de renome internacional. Segundo ele, “é uma honra receber a no museu, uma vez que proporciona aos goianienses a amplitude de conhecimento e nível cultural pela apreciação das obras”.

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, ressalta que ter exposições como a de Tai garantem à população o privilégio de conhecer e apreciar técnicas de pintura, bem como as diferentes temáticas abordadas pelo artista em suas obras. “Os dois museus administrados pela prefeitura, Museu Frei Confaloni e o Museu de Arte de Goiânia, estão de portas abertas para o goianiense”, completa Zander.

Sobre Tai Hsuan-Na
Nascido na China, em 1950, passou a sua infância empenhado nos desenhos, pinturas e brinquedos. Em 1965, veio para o Brasil na companhia dos pais, e formou-se, em 1976, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Um ano depois, veio para Goiânia com a esposa, Lee Chen Chen, docente em física e biociências nucleares, na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Mestre em Artes Visuais pela UFG, Tai integra, desde 1978, Tai integra o corpo docente do Departamento de Artes e Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, instituição na qual foi um dos responsáveis pela criação do Curso de Design. Se dedica ao estudo e ensino do processo criativo, do desenho e da morfologia tridimensional.

Como artista plástico, Tai é autor de mais de 20 exposições individuais e participa de exposições coletivas desde 1972. Ainda é designer e escritor, autor de importantes livros publicados em Goiânia, Campinas e São Paulo. (Secom Goiânia)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram