Mandato participativo é um dos pilares da ação política de Sabrina Garcez
Candidata de deputada federal, Sabrina vai ampliar mecanismos de participação. Para Congresso, proposta é levar gabinete itinerante às regiões do estado por meio do projeto #TôNaCidade
Foi dada a largada, a campanha eleitoral de 2022 começa nesta terça-feira (16/8) e uma das principais propostas da candidata a deputada federal Sabrina Garcez é levar ao Congresso Nacional o Mandado Participativo, projeto que fez sucesso nos seus dois mandatos como vereadora em Goiânia e que forma um dos pilares de sua ação política.
A partir desse hábito de ouvir a população, Sabrina percebeu que tudo em seu caminho apontava para a candidatura à Câmara Federal. “Foi escutando as pessoas que entendemos que algumas mudanças só vão ocorrer se vierem do âmbito nacional, mudanças de leis federais como, por exemplo, a questão da inclusão na Educação, os professores de apoio, o debate sobre a saúde mental, o acesso universal a creches para crianças de zero a quatro anos. São pautas que só vamos conseguir tocar a partir do momento em que elas se tornarem nacionais, como leis e, principalmente quando a gente for discutir o orçamento federal”, pontua Sabrina.
O mandato participativo inclui o “Tô no Bairro”, que foi redefinido como “Tô na Cidade”, para a Câmara Federal. No “Tô no Bairro”, Sabrina ouve as reclamações e sugestões, verifica de perto os problemas e encaminha as demandas sociais – que se tornam requerimentos, audiências públicas ou até mesmo ideias para projetos de lei – para que, assim, possam ser acompanhados em diálogo aberto com a Prefeitura de Goiânia.
Para Sabrina, o programa é fundamental para conhecer as pessoas e levar o poder público até elas. “Na maior parte das vezes, a população se sente isolada e o que queremos é justamente que perceba o nosso olhar cuidadoso, afinal, foi ela que me colocou aqui”, aponta.
Desde 2019, já foram realizadas 70 edições em todas as regiões da capital. No Gabinete na Câmara Municipal, Sabrina realiza uma média de 360 atendimentos mensais, além dos atendimentos via WhatsApp e outros meios digitais. No Congresso Nacional, a ideia é ampliar essa proposta para as cidades e regiões do estado.
Algumas propostas da Sabrina para o Mandato Participativo
-Participação direta das comunidades afetadas na definição das emendas impositivas ao Orçamento feitas pelo mandato.
-Levar o gabinete itinerante às cidades por meio do projeto #TôNaCidade.
-Portas abertas e mandato digital: além do atendimento presencial, manter canais diretos de comunicação digital, com transparência, prestação de contas e escuta ativa. (Assessoria da Candidata a Deputada Federal)