Mais de 3 mil camisinhas foram recolhidas este ano no Bosque dos Buritis
Semanalmente, a Amma recolhe cerca de 600 mil litros de resíduos sólidos da área de preservação do Bosque dos Buritis. Sábado, 16, a Prefeitura faz a ação Salve o Bosque, para remover lixo. Até camisinhas são descartadas no local
Mais de 3 mil preservativos foram recolhidos do Bosque dos Buritis, na região central de Goiânia, pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). A área é de preservação ambiental, mas tem sofrido com a ação humana. Semanalmente, a Amma recolhe cerca de 600 mil litros de seríduos sólidos da unidade de preservação ambiental.
“Nossos servidores fazem rotineiramente a limpeza do Bosque dos Buritis, que tem lixeiras em toda a sua área interna, e mesmo assim são surpreendidos com a quantidade de materiais jogados na mata que fica no interior do parque, atingindo as nascentes e prejudicando o solo, a água e toda a fauna da unidade”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.
“São principalmente camisinhas e garrafas plásticas, em grandes quantidades, deixadas por pessoas que não respeitam o parque”, detalha.
Para promover uma limpeza geral e uma ação de conscientização para que casos assim não aconteçam mais, a Prefeitura de Goiânia vai realizar neste sábado, 16, a partir das 9 horas, o mutirão “Salve o Bosque”, uma ação de educação ambiental da Amma para remover todo o lixo que é deixado no Bosque dos Buritis.
O parque é a unidade de conservação mais antiga da cidade, abriga centenas de espécies de animais e tem sofrido com a poluição gerada pelos frequentadores do local. (Com informações da Secom Goiânia)