Liga Internacional de Basquete de Rua tem início nesta quinta

Liga Internacional de Basquete de Rua tem início nesta quinta

Competição acontece na Praça do Avião, no Setor Aeroporto. Além dos jogos, evento recebe apresentações culturais. Disputa volta a ocorrer em Goiânia após 13 anos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP), apoia a realização da Liga Internacional de Basquete de Rua (Liibra), campeonato de basquete de rua do Brasil organizado pela Central Única das Favelas (Cufa-GO). Os primeiros jogos da competição têm início nesta quinta-feira (16/06), na Praça do Avião, no Setor Aeroporto.

O evento volta a ser disputado em Goiânia após 13 anos. O incentivo à realização se dá por meio do empenho de emenda impositiva parlamentar do vereador Romário Policarpo. O recurso, encaminhado à Cufa, possibilitará execução do projeto e eventos do calendário preestabelecido.

Esta edição conta com 24 equipes, 17 masculinas e sete femininas. Além dos jogos, na quinta-feira (16/06) haverá apresentações artísticas e culturais. As finais estão marcadas para o dia 9 de julho na Praça do Trabalhador, no Setor Central, que contará com participações especiais, como o rapper MV Bill.

No sábado (11/06), na faculdade Universo, aconteceu a abertura oficial e o sorteio dos grupos. O evento contou com a participação e apresentação de todos os elementos do basquete de rua: hip hop, grafite, break dance, MCs e DJs. Ao todo, foram sorteados quatro grupos da categoria masculino e dois grupos do feminino.

Liibra
É um basquete de rua, conhecido também como “basquete-arte”, onde uma equipe é formada por três jogadores, e marcado por jogadas com diferenciadas dinâmicas de jogo. A partida não se prende às regras convencionais, tendo suas próprias, e pontuações que vão além das cestas, gerando, também, pontos por jogadas, dribles e enterradas.

Dentro das linhas que definem a quadra, a liberdade de criar jogadas é o que mais conta. Os árbitros e jurados são treinados, e precisam ficar atentos para contar cada ponto, de acordo com o que o jogo vai acontecendo.

Para o secretário dos Esportes de Goiânia, Álvaro Alexandre, a competição é uma referência do que é o esporte. “O esporte é uma grande ferramenta a ser utilizada para promover a autoestima das pessoas. Uma competição como essa nos mostra como é fundamental para população esta modalidade em Goiânia. Um esporte que integra, que busca educar, incluir pessoas, e unir gêneros como música, cultura, artistas em prol dos cidadãos goianienses. Me sinto privilegiado por poder presenciar isso em nossa cidade”, afirma. (Secom Goiânia)

Calendário:
11/06 – Lançamento/Congresso Técnico/Sorteio das Chaves
16/06 – Cerimônia de Abertura dos Jogos e 1° Rodada
18/06 – Finalização da 1° Fase
25/06 – Fases Eliminatórias – Quartas e Semifinais
09/07 – Finais e Show de Encerramento

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram