Lêda propõe programa de preservação nas escolas
Objetivo é fazer com que alunos cuidem, conservem e protejam as escolas
A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) propõe a criação do programa ‘Minha Escola, Nossa Escola: Aprendendo para Preservar’, a ser implantado nas escolas públicas e privadas de Goiás. A iniciativa foi apresentada na Assembleia Legislativa de Goiás com o objetivo de promover o engajamento dos alunos, regularmente matriculados, para o cuidado, conservação e proteção do espaço físico escolar, gerando, assim, o sentimento de pertencimento dos discentes pela escola.
De acordo com a autora, o programa possui caráter permanente e será desenvolvido a critério da direção de cada unidade de ensino, preferencialmente, sob a coordenação do seu núcleo pedagógico. “O programa contará com a participação dos professores, alunos e da comunidade escolar, com rodas de conversa e outras atividades envolvendo professores e alunos para abordar os malefícios e prejuízos da prática de depredação e vandalismo no ambiente escolar”, destaca Lêda.
A propositura também prevê a realização de mutirões mensais para a manutenção, conservação e decoração das salas de aula e das áreas comuns da escola, além de promover reuniões com alunos e pais ou responsáveis para discutir as necessidades do ambiente escolar e receber sugestões para tornar os espaços mais atrativos para os estudantes.
“Esse projeto de lei objetiva aproximar os alunos do espaço físico escolar, a fim de gerar o sentimento de pertencimento à escola, que deve ser vista não só como local de aprendizado, mas também de memórias afetivas; e não apenas como uma edificação fria e sem rosto, mas como a extensão da sua casa”, justifica a parlamentar. (Patrícia Santana/Aff Notícias)