IRIS REZENDE: Goiás perde seu maior político

IRIS REZENDE: Goiás perde seu maior político
Foto: Reprodução Instagram

Iris estava internado há quase três meses em São Paulo, tratando sequelas de um AVC sofrido em agosto. Morte foi confirmada nos primeiros minutos desta terça-feira

 

Com mais de 60 anos de vida pública, Iris Rezende Machado morreu aos 87 anos, depois de lutar por quase três meses contra as sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que sofreu em agosto. O ex-ministro da Agricultura, ex-ministro da Justiça, ex-governador de Goiás, ex-prefeito de Goiânia, ex-deputado estadual, federal e senador por Goiás, estava com quadro de pneumonia e havia sido intubado no último sábado, 6, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

O grande ícone do cenário político goiano morreu por volta da meia-noite de terça-feira (9), e sera velado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, a partir do meio-dia. De acordo com a família, o sepultamento está previsto para as 17 horas no Cemitério Santana. Iris passou os últimos três meses no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP). No último sábado, 6, foi submetido a intubação para tratar uma forte infecção. Desde então, seu quadro clínico só piorou, e, infelizmente, seu óbito foi confirmado pelo Hospital nos primeiros minutos desta terça-feira, 9.

Quem foi Iris?
Iris Rezende, nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região Sudeste de Goiás. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedica a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela Ditadura Militar, antes que o seu mandato chegasse ao fim.
Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o Ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). (Patrícia Santana)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram