Ipec e Real Time Big Data apontam ampla vantagem para Caiado
Candidato do União Brasil tem 48% das intenções de voto no levantamento contratado pela TV Anhanguera, alcançando 61% dos válidos, cenário para reeleição no 1º turno; Real Time Big Data da TV Record também confirma favoritismo para o atual governador
Divulgadas na noite desta quinta-feira (25/08), as pesquisas Ipec/TV Anhanguera e Real Time Big Data/TV Record mostram um cenário idêntico na disputa pelo governo de Goiás. Nos dois levantamentos, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), candidato à reeleição, lidera com ampla vantagem sobre o segundo colocado e tem margem para vencer a disputa já no 1º turno da eleição, em 2 de outubro.
A primeira rodada da pesquisa Ipec/TV Anhanguera confirma a vantagem folgada do governador Ronaldo Caiado. O candidato do União Brasil tem 48% das intenções de voto na estimulada, 27 pontos porcentuais à frente do segundo colocado. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), tem 21% das menções estimulada.
Em terceiro lugar, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) é citado por 4% dos eleitores. A professora Helga (PCB) marca 2%. Cintia Dias (Psol), Edigar Diniz (Novo) e Professor Pantaleão (UP) tem 1% cada. O ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado (PT) não pontuou. Dos entrevistados, brancos e nulos somam 11% e 10% seguem indecisos.
O instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Ltda. (Ipec) ouviu 800 eleitores em 35 cidades goianas, entre os dias 22 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-02234/2022. O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro do ano passado.
Votos válidos
A pesquisa Ipec/TV Anhanguera aponta para a reeleição do atual governador já no primeiro turno, em 2 de outubro, de acordo com o cenário atual. Caiado tem 61% dos votos válidos – quando são excluídos brancos, nulos e eleitores indecisos. Em segundo, Gustavo Mendanha marca 26%. A 38 dias das eleições, a distância entre eles é de 35 pontos porcentuais.
Real Time Big Data
Também na noite desta quinta-feira, a TV Record divulgou a quarta rodada da pesquisa Real Time Big Data. O governador Ronaldo Caiado lidera com 45% das intenções de voto, oito pontos porcentuais a mais do que registrava no final do mês de julho.
Gustavo Mendanha tem 21% das menções estimuladas. O candidato do Patriota oscilou dois pontos em comparação com o levantamento anterior, quanto tinha 19. Em terceiro lugar, Major Vitor Hugo tem 10%, mesmo porcentual da rodada de julho. Wolmir Amado é o quarto com 5%, número que já havia conquistado há um mês. Cintia Dias tem 2% das menções estimuladas e Edigar Diniz, 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Nulos e brancos ou não opinaram somam 16%.
O levantamento do instituto Real Time Big Data ouviu 1.500 pessoas entre os dias 23 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo GO-08106/2022.
Gestão Caiado tem aprovação de 49%
Além de divulgar números da corrida eleitoral em Goiás, o Instituto Ipec, contratado pela TV Anhanguera, avaliou a administração do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). De acordo com o levantamento divulgado nesta quinta-feira (25/08), a gestão é aprovada por 49%, porcentual 3,5 vezes superior à reprovação.
Dos entrevistados, 13% consideram que Caiado faz um ‘ótimo’ governo. Outros 36% consideram ‘bom’. Portanto, 49% avaliam de forma positiva a gestão estadual nos últimos 3 anos e 8 meses. O mandato de Caiado é avaliado como ‘regular’ por 35% das pessoas ouvidas pelo Ipec.
Entre os que reprovam o mandato do atual governador, 6% avaliam como ‘ruim’ e 8% como ‘péssimo’, totalizando 14% de menções negativas. Outros 2% não souberam responder.
Histórico
O saldo da avaliação da gestão do governador Ronaldo Caiado para o eleitor goiano é positivo. Para cada entrevistado que reprova o atual mandato, 3,5 aprovam a forma com que ele conduz o governo de Goiás.
Caiado chega na reta final de seu primeiro mandato com uma avaliação superior a de seus antecessores. Nos últimos 20 anos, nenhum chefe do Executivo estadual conquistou números tão expressivos de aprovação em pesquisas divulgadas no mesmo período.
Com base em números do Serpes, instituto também contratado pelo Grupo Jaime Câmara assim como o IPEC, em 2018, o governador José Eliton (na época, do PSDB) teve apenas 18,4% de avaliação positiva, a seis meses do fim da gestão e quando ele também tentava a reeleição.
Marconi Perillo (PSDB), em 2014, quando conquistou a reeleição para o governo de Goiás, alcançou 44% de aprovação. Em 2010, Alcides Rodrigues (na época, filiado ao PP) deixou o governo do Estado com avaliação positiva na faixa dos 30%.
O Ipec entrevistou 800 eleitores, entre os dias 22 e 24 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-02234/2022. (Assessoria do Candidato ao Governo de Goiás)