Inaugurado sistema de tratamento de água Corumbá IV
Obra vai beneficiar 1,3 milhão de pessoas no DF e em Goiás
Foi inaugurado hoje (6) o Sistema Produtor Corumbá IV, que deve abastecer com água tratada cerca de 1,3 milhão de habitantes do Distrito Federal (DF) e de Goiás.
A cerimônia de inauguração ocorreu no final da manhã na Estação de Tratamento de Água Corumbá, em Luziânia (GO) e contou com as presenças dos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Goiás, Ronaldo Caiado.
De acordo com o governo do DF, o Sistema Corumbá vem suprir a necessidade de adoção de novos mananciais de abastecimento de água para a região, diante do crescimento da população.
O novo sistema reforça e amplia o abastecimento de água tratada da região sul do DF, que inclui as cidades de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, além de áreas em processo de consolidação como o Setor Habitacional Ponte de Terra e o Setor Meirelles.
Além disso, a obra também vai beneficiar indiretamente, toda a parcela oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás, com a geração de excedentes no Sistema Descoberto.
Em Goiás, serão ainda beneficiados os municípios de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama. Considerada uma das maiores obras de saneamento do País, com quase R$ 440 milhões em investimentos, o empreendimento vai acompanhar o crescimento vegetativo dos municípios da região e garantir a distribuição de água durante todo o ano, inclusive no período de estiagem.
A obra foi executada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago). As duas empresas construíram a adutora de água bruta do sistema, composta por uma tubulação de aço com diâmetro de 1,2 metros e capacidade de 2,8 mil litros/segundo.
O governador Ronaldo Caiado criticou a demora na entrega da obra. “Ficou parada por seis anos, por causa dos grandes problemas da Saneago, que nem precisamos mencionar”, lembrou Caiado, numa referência aos escândalos de corrupção em gestões anteriores da Companhia. “Recebemos 56% da obra e em apenas três anos concluímos”, destacou o governador. “A população já estava desacreditada. Temos aqui um servidor da Saneago que, só na obra, ficou quase 25 anos”, repreendeu.
Segundo o GDF, foram construídos 12,3 quilômetros (km) de tubulação junto à captação de água, sob a responsabilidade da Saneago, e 15,4 km até a Estação de Tratamento de Água Corumbá, executados pela Caesb. (Agências Brasil e Cora de Notícias)