Goianos representantes da rede estadual de ensino são destaque nas disputas de taekwondo durante Jogos Escolares Brasileiros
Entre sete estudantes goianos na competição, dois foram medalhistas. Rafael Uchôa e Geovana Divina da Paixão, ambos alunos do Colégio Estadual São Geraldo, de Goianira, ficaram com o ouro e com a prata, respectivamente, em suas categorias
Um ouro e uma prata. No taekwondo, Goiás conquista os dois lugares mais altos do pódio durante os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021, realizados no Rio de Janeiro, desde o dia 27 de outubro. Rafael Uchôa foi campeão na categoria -53 kg masculino, e Geovana Divina da Paixão, entre as mulheres com até 44 kg, ficou com o segundo lugar.
Os dois atletas goianos são alunos do Colégio Estadual São Geraldo, de Goianira. Por trás dos bons resultados está o técnico e ex-atleta do taekwondo Francisco de Assis Magalhães de Sá Júnior. Conselheiro tutelar de Goianira, o treinador conta que o esporte começou a ser ofertado aos estudantes como parte do projeto Pequeno Samurai, desenvolvido em parceria com a prefeitura do município.
Ao todo, cerca de 15 alunos participam do projeto. Três deles são da rede estadual e participaram desta edição dos Jogos Escolares Brasileiros: Geovana Divina, Rafael Uchôa e Gabriel da Rocha Silva, que terminou em 5º lugar na categoria masculino 61 kg.
Estreante nos JEBs, Francisco de Assis parece não se contentar com o ouro e com a prata e deseja ver os alunos entre os grandes nomes do taekwondo do Brasil. “Fiquei muito feliz com a prata, mas perdemos o ouro por pouco. Agora é trabalhar para ela (Geovana) ter uma melhor performance e chegar à seleção brasileira juvenil”, sonha o técnico.
JEBs
Os Jogos Escolares Brasileiros são a principal competição escolar do País. Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pela Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, o evento proporciona aos estudantes-atletas o desenvolvimento dos valores do esporte, intercâmbio esportivo e cultural e a chance de se tornarem atletas profissionais.
A edição 2021 é realizada no Rio de Janeiro desde o dia 27 de outubro. Ao todo, quase 6 mil estudantes-atletas de todo o Brasil participam da competição, divididos em 17 modalidades.
Confira a lista de estudantes da rede estadual de Goiás que competiram no taewkondo:
Masculino
Masculino (-37Kg) – Marcos Antônio Júnior Rodrigues de Lima – E.E. Profª. Judith Florestina Dias
Masculino (-45Kg) – João Victor Mendes Aquino – Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás
Masculino (-53Kg) – Rafael Ferreira Uchoa – Colégio Estadual São Geraldo
Masculino (-61Kg) – Gabriel da Rocha Silva – Colégio Estadual São Geraldo
Masculino (+61Kg) – Divino Eduardo Moreira da Silva – Escola Estadual Marieta Telles Machado
Feminino
Feminino (-44Kg)- Geovana Divina da Paixão – Colégio Estadual São Geraldo
Feminino (+59Kg) – Kauany Kristiny Silva Rodrigues – Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – Unidade Padre Pelágio