Goiânia salta de 9º para 4º melhor Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, com índice de 5,6

Goiânia salta de 9º para 4º melhor Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, com índice de 5,6

Dados, divulgados pelo MEC e Inep, nesta sexta-feira (16/9), apontam avanços no pós-pandemia. Município tem 8º melhor índice entre capitais nos anos finais (5,1)

 

Goiânia saltou de 9° para o 4º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 nos anos iniciais do ensino fundamental entre as capitais brasileiras. Dados, divulgados nesta sexta-feira (16/9), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que a capital tem o 8º melhor índice nos anos finais.

Avanços significativos foram registrados no período pós-pandemia e de quase dois anos de ensino remoto. No levantamento, Goiânia obteve índice de 5,6 para os anos iniciais, e 5,1 para os anos finais.

“Números positivos no principal parâmetro que avalia a qualidade da educação do país confirmam que os investimentos realizados pela atual gestão transformam o ensino público municipal”, pontua o prefeito Rogério Cruz.

Apesar do ensino remoto e das perdas de aprendizagens registradas no ano 2020 em virtude da pandemia de Covid-19, a atual gestão da Prefeitura de Goiânia investiu em medidas para ampliar as aprendizagens dos estudantes.

Entre as principais medidas, elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), estão a aplicação de avaliações diagnósticas e a implantação de uma nova política de alfabetização para os estudantes do 1º, 2º e 3º anos.

“No início de 2021, encontramos um cenário onde apenas 23% dos estudantes acessavam a plataforma de ensino adotada na pandemia. Com isso, imediatamente, iniciamos uma série de programas para recuperar as aprendizagens dos estudantes”, explica o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa.

Com o retorno das aulas presenciais, a Prefeitura de Goiânia reorganizou a proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino, direcionou professores referência para os anos iniciais, e adotou uma nova Matriz Curricular, com aumento do número de aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

Além disso, a Prefeitura de Goiânia ofertou materiais estruturados para todas as escolas, implantou projetos como o Aprender Sempre, Aprova Brasil, Palavra Cantada, e ampliou o número de escolas integrais. (Secom Goiânia)

 

Leia mais:

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram