Ex-governador de Goiás Ary Valadão morre de pneumonia aos 102 anos
Governo de Ary Valadão impulsionou a agricultura em Goiás por meio do Projeto de Irrigação Rio Formoso
O ex-governador de Goiás, Ary Valadão morreu na manhã desta segunda-feira, 9, aos 102 anos, em casa, onde fazia o acompanhamento médico de pneumonia.
Nascido em Anicuns, Ary Valadão era bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Advogado, agricultor e industrial, foi prefeito de sua cidade natal, líder da União Democrática Nacional (UDN), deputado estadual e federal, secretário do Interior e Justiça e governador de Goiás de 1979 a 1983.
O governador Ronaldo Caiado, ao lamentar a morte do ex-governador e decretar luto oficial de três dias no Estado, lembrou que Ary Valadão, como governador do Estado, foi reconhecido por incentivar fortemente a agropecuária, o que projetou Goiás para o futuro. Implementou programas modernos e estratégicos, muito além do seu tempo, como o projeto de irrigação no Rio Formoso, com incentivo à fruticultura e ao desenvolvimento de municípios como São Miguel do Araguaia e Alto Paraíso.
Realizou ações em toda a extensão territorial de Goiás, que nesta época ainda incluía o hoje Estado do Tocantins. Também foi reconhecido pela construção de escolas com qualidade, e abertura de rodovias nas diversas regiões do Estado.
Ao lado da ex-primeira-dama de Goiás, ex-deputada federal e ex-vice-prefeita de Goiânia, Maria Valadão, foi pioneiro na implantação de programas sociais de grande abrangência, que contribuíram de maneira decisiva para diminuir desigualdades e garantir qualidade de vida para as famílias mais vulneráveis.
O ex-governador está sendo velado no Cemitério Jardim das Palmeiras, onde será sepultado às 19 horas.