Com umidade relativa do ar abaixo de 30%, Prefeitura de Goiânia orienta sobre cuidados na prática de atividades físicas
Cidade tem 44 parques e bosques, frequentados por pessoas que praticam esportes ao ar livre. Exposição ao sol e desgaste físico demandam cautela com hidratação. Administração municipal recomenda que se dê preferência a locais com sombra. Capital tem uma das maiores taxas de arborização do Brasil, de acordo com IBGE
A Prefeitura de Goiânia emitiu alerta às pessoas que praticam atividades físicas em um dos 44 parques ou bosques da capital: a umidade relativa do ar permanecerá em patamares baixos nos próximos dias, o que requer cuidados especiais com hidratação. A Secretaria Municipal dos Esportes recomenda que se evitem exposição ao sol e desgaste excessivo.
A taxa de arborização em Goiânia é de 89,3%, de acordo com mapeamento realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A orientação da administração municipal é para que as pessoas procurem locais com muitas árvores para praticar esportes. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no último domingo (10/07), a umidade ar está oscilando entre 20% e 30% na região Centro-Oeste do País.
Cuidados
O ideal é que, para prática de esportes ao ar livre, dê-se prioridade para horários em que a temperatura esteja mais amena. É recomendável evitar o período das 10h às 16h.
Também é importante evitar o consumo excessivo de isotônicos que contêm sal e glicose, substituindo-os por água de coco. (Secom Goiânia)