CCJ aprova matéria que permite acompanhante em consulta ginecológica

CCJ aprova matéria que permite acompanhante em consulta ginecológica
Projeto é da Vereadora Aava Santiago Foto: Câmara Municipal de Goiânia

Projeto de lei de autoria da vereadora Aava Santiago leva nome da adolescente Ketheleen Carneiro que sofreu abuso sexual

Matéria que permite a presença de uma profissional de saúde do sexo feminino no momento da consulta, exame ou procedimentos ginecológicos, de iniciativa da vereadora Aava Santiago (PSDB), foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), hoje, 18, por unanimidade.

Denominada, Lei Ketheleen Carneiro, a matéria irá beneficiar as pacientes, tanto na rede pública como na privada, sendo que as mesmas poderão dispensar a presença da profissional, caso tenham pessoa de sua confiança durante consulta ou procedimentos.

“O intuito do projeto é reduzir os casos de assédio e abuso sexual durante consultas, exames ou procedimentos ginecológicos, e nós, enquanto agentes dessa Casa de leis, devemos garantir políticas públicas para que as mulheres possam se sentir mais seguras, além de zelar pela qualidade de vida e dignidade das crianças e adolescentes”, justifica a vereadora.

Ela citou o caso da menina Ketheleen Carneiro que aos 12 anos sofreu “abuso sexual durante um procedimento médico ginecologista que é investigado por importunação sexual, violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável”. (Comunicação Câmara Municipal de Goiânia)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram