Aparecida inicia Campanha de Multivacinação e Poliomielite

Aparecida inicia Campanha de Multivacinação e Poliomielite
Foto: Ênio Medeiros

36 postos atuarão na força-tarefa, que é uma oportunidade para atualização do Cartão de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade

 

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) inicia nesta segunda-feira, 8 de agosto, a Campanha de Multivacinação e Poliomielite. Todos os 36 postos fixos de imunização da cidade vão disponibilizar gratuitamente vacinas contra doenças como paralisia infantil, sarampo, catapora e caxumba. A força-tarefa, que está ocorrendo em todo o país, é uma oportunidade para atualização do Cartão de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A campanha seguirá durante todo o mês.

As crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas de um responsável maior de idade durante a vacinação ou levarem autorização por escrito. É necessário ainda apresentar documentos pessoais e o cartão de Vacinação, que será avaliado pelos profissionais de saúde para atualização. Todas as crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas contra a Poliomielite, inclusive aquelas que já receberam a proteção. A medida tem o objetivo de conter o retorno da doença.

“Nos últimos anos estamos observando a diminuição na procura pelas vacinas de rotina e com isso muitas doenças que já estavam erradicadas ameaçam retornar ao país. Por isso, essa Campanha é tão importante. É uma oportunidade para os pais e responsáveis se lembrarem do papel da imunização na saúde das crianças e adolescentes. Todas as nossas vacinas são seguras!”, informa Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização da SMS.

Cobertura vacinal

Segundo a coordenadora, em geral, a cobertura vacinal entre os menores de 5 anos de idade precisa dobrar para que a cidade alcance níveis seguros de proteção. “Apenas a Meningo C, Pneumo 10, Rotavírus e Tríplice Viral estão com cobertura acima de 50%. Ainda assim, não alcançaram nem 60% da população nessa faixa etária. Já as taxas de cobertura dos imunizantes BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Pentavalente e Poliomielite estão ainda mais baixas, entre 40 e 50%, quando o ideal para todas elas é de 95% ou 90%. Situação preocupante! Precisamos do apoio e conscientização da população”, destaca Renata Cordeiro.

Postos de Vacinação

A Campanha de Multivacinação e Poliomielite ocorrerá nos seguintes postos:

Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
UBS Andrade Reis;
UBS Colina Azul;
UBS Bairro Cardoso;
UBS Delfiore;
UBS Alto Paraíso;
UBS Bandeirantes;
UBS Bairro Ilda;
UBS Independência;
UBS Buriti Sereno;
UBS Campos Elíseos;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Caraíbas;
UBS Chácara São Pedro;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Jardim Bela Vista;
UBS Jardim Boa Esperança;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Jardim dos Ipês;
UBS Jardim Florença;
UBS Jardim Olímpico;
UBS Jardim Paraíso;
UBS Madre Germana;
UBS Papillon Park;
UBS Parque Trindade;
UBS Pontal Sul II;
UBS Residencial Anhambi;
UBS Residencial Garavelo Park;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Jardim Riviera;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Santo André
UBS Santa Luzia;
UBS Veiga Jardim;.
UBS Expansul

Horário de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h. (Secom Aparecida)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram