Prefeitura de Goiânia amplia ações de saúde nas escolas, e solicita cartão de vacinação no ato de matrícula
Medida objetiva fortalecer, no próximo semestre letivo, atividades do Programa Saúde na Escola, que, somente neste ano, beneficiou mais de 72 mil alunos da rede municipal de Educação, e garantiu imunização de outras 6 mil crianças
A Prefeitura de Goiânia trabalha para ampliar as ações de saúde nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Uma das medidas adotadas pela gestão municipal é a apresentação do cartão de vacinação atualizado, durante o processo de matrícula em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Prefeitura de Goiânia.
A medida objetiva proteger as crianças e adolescentes de doenças que podem ser evitadas, e atende acordo de cooperação entre as secretarias municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS). Com isso, o município visa ampliar as atividades do Programa Saúde na Escola, incluindo ações de vacinação, segurança alimentar, combate à dengue e prevenção da obesidade nas instituições educacionais.
O cartão de vacinação ou a declaração de conformidade emitida pelas unidades de saúde devem apresentar os registros dos 17 imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunização. Entre as vacinas, estão BCG, Hepatite A e B, Poliomielite, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Difteria, Tétano e Pertussis (DTP).
O secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, explica que a apresentação do cartão de vacinação é importante para que a gestão do prefeito Rogério Cruz possa planejar estratégias para ampliar a imunização de crianças e adolescentes. “A Educação e a Saúde estão trabalhando de forma conjunta para melhorar a cobertura vacinal de doenças que podem ser evitadas com vacinas seguras, como poliomielite e meningite, por exemplo”, afirma.
A medida adotada pela Prefeitura de Goiânia cumpre, ainda, o Estatuto da Criança e do Adolescente, que torna obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias e que garante a saúde coletiva da população.
“Além do controle sobre as vacinas, que vão garantir proteção às crianças, a Caderneta de Vacinação é um documento importante que será exigido durante toda a vida de uma pessoa, inclusive na fase adulta. Portanto, é de fundamental importância que sejam constantemente atualizadas, e essa parceria com a SME tem exatamente esse objetivo”, esclarece o secretário municipal de Saúde da capital, Durval Pedroso.
Vacinação contra a Covid-19
A vacina contra a Covid-19 não integra o Programa Nacional de Imunização. Apesar disso, a imunização contra a doença é incentivada no ambiente escolar. Neste ano, 6 mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19 em escolas e Cmeis da capital. A vacinação nas unidades educacionais ocorreu mediante autorização de pais ou responsáveis.
A estratégia desenvolvida pela gestão municipal, segundo o prefeito Rogério Cruz, ampliou a segurança sanitária nas unidades. “A iniciativa, que teve início em fevereiro deste ano, promoveu a busca ativa das crianças que não haviam sido vacinadas até aquele momento. O resultado foi positivo e, por isso, vamos ampliar as ações do Programa Saúde na Escola em 2023”, explica.
Além de garantir a vacinação no ambiente escolar, a Prefeitura de Goiânia reforçou o uso de máscara, e o cumprimento dos protocolos de biossegurança, que incluíram o distanciamento, higienização das mãos e a limpeza completa dos espaços nas instituições de ensino.
Para o próximo ano letivo, diretores e coordenadores estão recebendo orientações para identificação de sintomas gripais, testagem e prevenção da Covid-19. O protocolo de biossegurança também deve ser atualizado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde. (Secom Goiânia)
Confira o calendário de matrículas e de apresentação do cartão de vacinação ou da declaração de conformidade emitida pelas unidades da Secretaria Municipal de Saúde:
Renovação de matrícula: 16/11 a 30/11
Transferências: a partir de 23/12
Cadastro Antecipado para CMEIs e CEIs: 05/12
Solicitação de vagas para escolas: 05/01
Solicitação de vagas CMEIs e CEIs: 12/01
Retorno das aulas: 18/01