Governo de Goiás: 5 projetos inovadores de Gustavo Mendanha que usam tecnologia como base
Em um discurso de modernização do Estado, o governadoriável pretende implantar tecnologia nas áreas da saúde, educação e segurança pública
Gustavo Mendanha, que é o principal oponente ao atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), tem utilizado a tecnologia como pilar importante do seu plano de gestão. Em um discurso de modernização do Estado, o governadoriável apresenta ferramentas com base em inteligência artificial para detectar doenças de forma precoce, levar internet para mais pessoas e melhorar a segurança pública.
A coligação composta pela aliança entre os partidos DC, Mobiliza, Mais Brasil 35, Agir 36, Republicanos, Pros e Patriota leva o nome “Estado Inteligente”, em uma referência ao trabalho de Mendanha quando foi prefeito de Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade do Estado, quando deu início a implementação do projeto Cidade Inteligente.
Mendanha explica que um Estado Inteligente significa dar mais qualidade de vida à população, com utilização da tecnologia, apesar de não ser obrigatório em todos os projetos.
“Eu sou apaixonado por tecnologias e tudo que as ferramentas podem oferecer de avanço para a gestão pública. Por isso, sempre que posso, viajo e estudo para conhecer as novidades, e poder colocar em prática, assim como fiz em Aparecida, e, agora espero fazer pelo Estado”, disse Mendanha.
Conheça algumas ideias da Coligação Estado Inteligente com base tecnológica:
Melhoria do ensino aprendizagem de aluno
A quantidade de alunos em uma turma escolar normalmente impede que o professor detecte as maiores dificuldades de cada um. Por isso, a ideia é utilizar inteligência artificial para fazer testes periódicos e identificar as maiores dificuldades individualmente para que este aluno seja acompanhado e receba o reforço necessário para entender o conteúdo, evitando que passe para a próxima etapa sem aprender o que foi proposto pela grade pedagógica.
Uso de inteligência artificial para detectar doenças precocemente
A partir do cruzamento dos resultados de exames laboratoriais e histórico familiar, a inteligência artificial detecta a probabilidade de desenvolver alguma doença de forma precoce, auxiliando no tratamento correto com maior chance de cura.
Uso de inteligência artificial para detectar gravidez de risco e doença em fetos
Dentro do projeto “Saúde Materno Infantil” será utilizada inteligência artificial para identificar quais mulheres correm mais risco de ter a gestação agravada ou do filho precisas de cuidados intensivos, isso será identificado a partir de uma ferramento de valor preditivo positivo com base em análise de dados do Sim, Sinasc e CadÚnico.
As grávidas que tiverem diagnóstico de risco serão monitoradas constantemente pelo telemedicina; o outro ponto é descentralizar os leitos de UTI neonatal a fim de que pacientes que moram em diferentes regiões do Estado possam receber o atendimento mais próximo de casa.
Backbones para levar Internet a todas as regiões do Estado
De forma simplificada, os Backbones são meios com alta capacidade de transmissão para levar Internet de alta qualidade para os municípios goianos. Ele é responsável pelo envio e recebimento dos dados, fazendo conexão com redes menores para fornecer Internet.
Instalar 24 mil câmeras de monitoramento em todos os municípios goianos
Assim como foi feito em Aparecida, que ajudou na redução de 70% da criminalidade, Mendanha pretende instalar 24 mil câmeras de monitoramento em todos os municípios goianos, que serão acompanhados por forças de segurança a partir de uma central. As câmeras poderão ler placas de veículos, analisar comportamentos suspeitos, identificar faces e acidentes. Elas ajudarão a coibir a violência e elucidar crimes.
Todos os projetos estão no Plano de Gestão de Mendanha, que foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral e serve como um direcionamento de uma eventual gestão. (Assessoria de Imprensa do Candidato ao Governo de Goiás)
Leia mais:
- Gustavo Mendanha apresenta projeto de parceria entre produtores rurais e governo
- Mendanha propõe iniciativas para combater a fome em Goiás