Pesquisa mostra que 75% dos consumidores usam as redes sociais para pesquisar produtos

Pesquisa mostra que 75% dos consumidores usam as redes sociais para pesquisar produtos
Foto: Unsplash

Levantamento mostra adesão dos consumidores às compras via redes sociais

 

A Pesquisa Social Commerce 2.0 – Tendências de consumo nas redes sociais, realizada pela All In e OpinionBox, mostra que 75% dos consumidores entrevistados usam as redes sociais para pesquisar produtos. Também entre os mais de 1.000 entrevistados, 71% afirmaram que utilizam as redes sociais para fazer compras, 61% afirmaram ser adeptos ao Live Commerce (venda de produtos em lives) pelos descontos exclusivos. O Instagram é a rede social mais utilizada para pesquisar, comprar e avaliar produtos.

“De fato, o Instagram é um oceano azul, e o empreendedor pode fazer dele sua fonte de renda. O instagram, assim como as outras redes sociais, está ligado diretamente ao indivíduo, ao relacionamento e a humanização”, menciona a especialista em redes sociais e CEO da AcoutPlus, Adriana Coutinho.

E é justamente a humanização que faz com que cresça o interesse pelo chamado social commerce. Segundo a pesquisa, as redes sociais trouxeram mais chances de venda a lojas que não possuem uma estrutura de site/aplicativo e podem vender por DM, WhatsApp e ainda contam com uma vitrine online. “Isso amplia muito as chances de pequenos negócios, dos mais variados segmentos”, ressalta a especialista.

O que costumam pesquisar sobre os produtos nas redes sociais?
Segundo a pesquisa, dentre os 75% que afirmaram utilizar as redes para pesquisar antes de comprar, o comportamento é o seguinte (considerando que o mesmo entrevistado pode ter indicado mais de uma opção):

  • 67% buscam informações sobre preços;
  • 60% buscam comentários sobre a experiência de compra de outros consumidores (avaliações);
  • 57% buscam imagens/fotos que ilustram o produto;
  • 55% procuram detalhes sobre os produtos, como opções de cores, materiais, tamanhos;
  • 49% buscam informações sobre frete;
  • 44% buscam dados da empresa, como endereço do site ou da loja física;
  • 31% conferem a existência de certificados de autenticidade/segurança (contas verificadas, por exemplo);
  • 24% buscam canais de atendimento/contato.

“Diante desses dados tão importantes, fica clara a necessidade de investir tempo e cuidado com a sua marca nas redes sociais. Não basta mais ter apenas uma loja física e uma loja virtual, se ambas não conversam com seu público onde ele está. O novo cliente digital dá grande valor para uma experiência mais humana e criativa na internet”, conclui Adriana. (Temma Agência)

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