RAPS Brasil lança guia prático sobre violência política de gênero

RAPS Brasil lança guia prático sobre violência política de gênero

Publicação, que teve participação da ex-verador Dra Cristina, também explica como reconhecer e denunciar esse tipo de violência. 16 lideranças femininas participaram da elaboração do artigo

 

Lançado em julho pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade Brasil (RAPS Brasil), o guia chamado “O que não te contaram sobre ser mulher na política”, traz propostas concretas de ação sobre o que fazer em casos de violência política, seja ela psicológica e moral, simbólica, institucional, sexual, física ou patrimonial. A publicação tem como foco conscientizar a população de todo o Brasil sobre a importância da participação feminina na política ser acompanhada do respeito e garantia dos seus direitos.

O material foi construído de forma colaborativa, de acordo com os relatos de 16 lideranças que ocupam, já ocuparam ou concorreram a um cargo eletivo de diversos partidos e regiões do Brasil, além de entrevistas com seis especialistas. Dra Cristina foi a liderança que representou o estado de Goiás e destacou que as mulheres precisam saber conceituar, identificar, legitimar e combater os vários tipos de violência política.

A ex-vereadora e pré-candidata a deputada federal percebe que a violência política de gênero é um conjunto de atos para o silenciamento. A prática pode acontecer também de forma online.

Por isso, é necessário prevenir conhecer os caminhos legais e ações a serem tomadas. “Que a gente nunca se cale, que a gente nunca se intimide. Não é mimimi, querem afastar, restringir e impedir o acesso da mulher aos espaços políticos e de decisão. Precisamos dar visibilidade ao que acontece com as mulheres no dia a dia da política”, destaca Dra. Cristina.

O Guia é voltado para mulheres que estão atuando politicamente, seja por meio de cargos eletivos, movimentos sociais, apoiando campanhas políticas ou desenvolvendo projetos políticos. “Combater a violência política de gênero é atuar a favor das mulheres e contribuir para a busca de uma democracia mais justa, uma democracia verdadeiramente representativa”.
Sobre a RAPS

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) é uma organização não governamental que, desde 2012, tem a missão de contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro.

O compromisso da RAPS é apoiar lideranças políticas, de diferentes partidos e posições no espectro ideológico, para que compreendam e incorporem os princípios da sustentabilidade em seus mandatos. A rede de lideranças RAPS é constituída por 753 membros, de 29 partidos políticos e de todas as regiões do país. Do total de membros, 228 estão no exercício de cargos eletivos, sendo: 8 senadores, 37 deputados(as) federais, 46 deputados(as) estaduais, 2 deputados(as) distritais, 91 vereadores(as), 2 governadores, 30 prefeitos(as) e 12 vice-prefeitos(as).

O manual pode ser encontrado na biblioteca da @raps_brasil ou no link: bit.ly/GuiaPraticoMulheresPolitica (Assessoria de Imprensa da Pré-candidata a Deputada Federal)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram