“Esse programa marcou história e veio para ficar”, diz Lissauer ao homenagear parceiros do Alego Ativa
Representantes das 48 instituições parceiras do programa foram homenageados pelo presidente da Alego com o Certificado do Mérito Legislativo. Projeto inovador é uma das principais marcas da gestão de Lissauer Vieira
Com o sentimento de reconhecimento e gratidão, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), promoveu na noite desta terça-feira, 28, sessão solene extraordinária em homenagem aos parceiros institucionais do Alego Ativa, que prestaram serviço durante todo o período em que o programa foi realizado em diversos municípios goianos. Os homenageados foram condecorados com o Certificado do Mérito Legislativo. Com 16 edições realizadas em todo o estado e com mais de 110 mil atendimentos em diversas áreas, o projeto já se tornou referência para todo o país.
Em seu discurso, o líder do Poder Legislativo ressaltou que a aproximação do Poder Legislativo com a sociedade é necessária para dar transparência e trazer as pessoas para mais perto da Casa de Leis. “Não tem como o Legislativo fazer prestação de serviços à comunidade, então, buscamos parcerias com entidades para que isso pudesse ocorrer. O primeiro foi pequeno, mas percebemos que poderíamos aumentar as parcerias e os serviços de atendimento à comunidade. Unimos forças entre Alego, órgãos, secretarias, autarquias e, assim, agregamos cada vez mais entidades e organizações não governamentais que pudessem levar serviços à população”, disse.
Destacando o sucesso da iniciativa, presidente da Alego lembrou ainda que, no último final de semana, foi realizada a 16ª edição do Alego Ativa no município de Itapaci. “Já atendemos mais de 110 mil pessoas em vários municípios de Goiás, somando todas essas edições realizadas. Esse programa marcou história e veio para ficar, tenho certeza. É um programa tão importante quanto a construção da nova sede da Alego. Em cada município levamos mais de 100 frentes de serviços, desde a emissão de identidades até a promoção de capacitações e cursos”, sustentou.
Idealizador do Alego Ativa, o ex-deputado Simeyzon Silveira também evidenciou a importância do projeto, considerado por ele uma ação desafiadora. “O Alego Ativa é um filho bonito, mas que deu trabalho para nascer. Tentamos de todas as formas de achar uma base jurídica para fazer o programa e nunca encontrávamos, procuramos em todo o país e não havia nenhum programa parecido. Mas, quando existe foco e disposição para sair da zona de conforto, nascem novos projetos. Foi nesse sentido que Lissauer procurou nos desafiar. Foi quando pensamos nas parcerias”, pontuou.
O Alego Ativa reúne, atualmente, 48 instituições parceiras, entre entidades públicas e privadas e faz parte de um pacote de ações da Mesa Diretora da 19ª Legislatura, presidida por Lissauer, voltadas a ampliar a representatividade e o envolvimento do Parlamento goiano com a sociedade.
Homenageados
Falando em nome de todos os homenageados, o papiloscopista da Polícia Civil, José Eurípedes Fernandes, enalteceu a organização e a estrutura do programa “Não medimos esforços para a confecção de carteiras de identidade para a população desses municípios. Em agosto, já faremos as primeiras impressões do RG nacional utilizando o número único. A parceria com a Alego Ativa se dá desde a primeira edição. Neste primeiro semestre de 2022 conseguimos realizar 500 atendimentos. Trabalhar nesse projeto é ótimo, pois é uma estrutura muito organizada”, destacou o profissional.
Por sua vez, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Freitas de Mendonça, disse que as parcerias são um caminho para um estado melhor. “O principal ponto é ouvir a população para que possamos tomar as melhores decisões em favor do nosso povo. Temos que dar toda a atenção possível ao cidadão e, com a Alego Ativa, isso é possível. Por isso, cada parceiro aqui presente deve ser reconhecido. Falar em nome de todos é um orgulho magnífico. Que possamos dividir esse reconhecimento com todos nossos colaboradores que estão lá no dia a dia sem horário para sair do trabalho”, declarou.
Também estiveram presentes a secretária de Estado de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis; o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado Neto; defensor público-geral de Goiás, Domilson Rabelo da Silva; vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Ademildo Pereira de Godoy; presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox (UB); diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Gustavo de Sousa Sintra; assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio (Fecomércio) e idealizador do Alego Ativa, Simeyzon Silveira. (Agência Assembleia de Notícias)