Amauri Ribeiro defende instalação de câmeras de vídeo nos presídios estaduais
Objetivo é garantir segurança aos cidadãos, aos detentos e preservar o patrimônio público
O deputado Amauri Ribeiro (UB) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto no qual propõe a instalação de câmeras de vídeo nos presídios estaduais para gravação de imagens em suas áreas interna e externa, incluindo todas as saídas do prédio.
Segundo a proposta, o acompanhamento das imagens captadas será realizado dentro do próprio presídio, por meio de monitores de TV, rádios comunicadores bem como por outros aparelhos que se fizerem necessários.
De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é garantir uma maior segurança pública aos cidadãos e, igualmente, aos detentos e, consequentemente, preservar o patrimônio público do estado.
“O monitoramento por câmeras proporciona a identificação de crimes em tempo real, facilita a prevenção e apuração dos responsáveis e evita a utilização de meios eletrônicos compatíveis com a comunicação externa ao presídio, como telefones celulares e derivados”, afirma Ribeiro, que ressalta, ainda, que o tema tem sido uma preocupação do Poder Público; “Não restam dúvidas de que a vigilância diminuirá as iniciativas de fuga e facilitará o trabalho das unidades de segurança e seus devidos servidores.”
Publicado pela Diretoria Parlamentar, o texto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi apensado ao processo 2022000931, de teor semelhante. (Agência Assembleia de Notícias)