Rubens Marques apresenta projeto de passaporte da fibromialgia
Proposta complementa a que dá a estes pacientes o direito a atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados
O deputado Rubens Marques (UB) apresentou um projeto que visa a criação de Cadastro e Passaporte da Fibromialgia para a identificação dos beneficiários. Esse tipo de identificação já está presente em diversos municípios brasileiros, como Porto Alegre.
Caso seja aprovado, os portadores da doença precisarão apresentar atestado médico que comprove a existência da síndrome para obter o passaporte.Também seria possível a identificação dos veículos em local visível, preferencialmente no para-brisa, cujos proprietários e/ou motoristas sejam portadores de fibromialgia.
A ideia surgiu em um encontro no dia 26 de maio, com um grupo de mulheres autodenominadas “Mulheres de Fibra”, todas portadoras de fibromialgia. Esse projeto complementa a Lei nº 20.873, de autoria de Rubens, que já confere aos portadores de fibromialgia e doenças reumatológicas atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados, bem como vaga preferencial. (Assessoria de Imprensa do Deputado Rubens Marques)