Prefeitura de Goiânia realiza limpeza dos Córregos Botafogo, Cascavel e Capim Puba
Ação objetiva evitar proliferação de doenças e acúmulo de resíduos descartados irregularmente. Atividade consiste na retirada de entulhos e galhadas dos leitos, roçagem e poda do mato nas margens. Segundo a Comurg, 85 cursos d’água existentes em Goiânia passam, periodicamente, por ações de limpeza
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), executa, de terça-feira (14/06) a sexta-feira (17/05), limpeza dos leitos e margens dos córregos Botafogo, Cascavel e Capim Puba. Objetivo é prevenir alagamentos, melhorar o fluxo de águas e evitar proliferação de doenças causadas pelo acúmulo de resíduos.
A programação envolve 30 servidores operacionais, que retiram entulhos e galhadas dos leitos e fazem a roçagem e poda do mato nas margens.
As atividades foram iniciadas nos córregos Botafogo, no Setor Pedro Ludovico, e Cascavel, no Jardim América. Na quarta-feira (15/06), servidores serão direcionados para o Capim Puba, no Setor dos Funcionários, onde permanecerão até sexta-feira (17/06).
De acordo com a Comurg, nos últimos 20 dias, equipes limparam mais de 300 mil metros quadrados de leito dos mananciais. Trechos urbanos dos córregos Taquaral, Anicuns, Água Branca e a lagoa do Setor Jaó receberam os serviços da companhia.
Em Goiânia, há 85 cursos d’água que, periodicamente, passam por ações de limpeza. Os córregos Cascavel, Capim Puba e Anicuns estão entre os pontos que demandam atenção e, por isso, recebem com frequência as equipes de limpeza. “Jogar entulhos em áreas ambientais é proibido, e o cidadão está sujeito a multas”, ressalta o presidente da Comurg, Alisson Borges.
A Companhia disponibiliza quatro ecopontos para o descarte correto de entulhos, recicláveis, óleo de cozinha e demais resíduos, além do serviço gratuito do Cata-Treco. “Reforçamos a limpeza nos mananciais com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito da dengue, preservar o meio ambiente e garantir mais qualidade de vida aos moradores das regiões próximas aos córregos”, afirma Alisson.
Para solicitar o serviço e conferir os endereços, basta acessar o aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98596-8555 e teleatendimento (62) 3524-8555. (Secom Goiânia)