Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio premiará alunos da rede estadual
Certame faz homenagem a um dos maiores escritores e folcloristas de Goiás
O VI Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio, que visa a promover a produção textual e cênica entre os alunos do ensino médio da Rede Estadual de Educação, foi lançado nesta quarta-feira (16), durante live no canal da Webzine Ciranda da Arte no YouTube. O certame faz uma homenagem a um dos maiores escritores e folcloristas de Goiás, que há mais de cinquenta anos trabalha a temática regional por meio de crônicas, causos, crendices e histórias da cultura popular.
Durante o lançamento, o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult GO), Nilson Jaime, falou da importância em divulgar a trajetória do escritor regionalista. “Embora Bariani Ortencio tenha nascido em Igarapava/SP, ele chegou a Goiânia em 1938 e aqui fincou seus alicerces, contribuindo para a promoção e valorização da cultura goiana”, disse no decorrer da transmissão.
Já para a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, o projeto possibilita apresentar os personagens goianos às crianças. “A finalidade é fazer com que os alunos peguem gosto pela escrita e leiam mais”, disse a secretária.
Serão premiados os 80 alunos destaques das duas modalidades (redação e encenação) e os professores orientadores com kits literários. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult GO) é parceira do Concurso Literário, que está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), juntamente com o Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortencio, com recursos do Fundo de Arte e Cultura (FAC).
Regulamento
Todos os alunos da 1ª, 2ª e 3ª sérieS do ensino médio de tempo parcial da rede estadual poderão participar. No entanto, a inscrição deverá ser realizada pelo diretor da escola, até o dia 29 de março pelo site cirandadaarte.com.br.
O Concurso será dividido em três etapas. A primeira será feita na unidade escolar, que deverá selecionar a melhor redação e encenação durante um sarau interno e enviar à Coordenação Regional de Educação (CRE) até o dia 09 de junho.
Em seguida, já na segunda etapa, a CRE deverá escolher as melhores propostas e encaminhar para a Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação (SDEAE), até o dia 16 de junho.
A última etapa consiste na escolha dos seis estudantes finalistas, que serão premiados com tablets, troféus e certificados durante a Festa Literária de Quirinópolis (FLIQUIRI), no dia 19 de agosto de 2022.
Todos os estudantes e professores participantes receberão certificados de participação. Os premiados na segunda etapa ganharão também medalhas e terão suas produções textuais publicadas em um e-book específico do concurso. (Agência Cora de Notícias)