Popularidade Digital de Caiado caiu 55,5% nos últimos 18 meses
Pesquisador avalia que queda foi após rompimento do governador com Bolsonaro
De acordo com dados divulgados pela Quaest Consultoria e Pesquisa, o Índice de Popularidade Digital (IPD) do governador Ronaldo Caiado (DEM) registrou queda de 55,5% nos últimos 18 meses.
Os dados pesquisados apontam que, no início do mandato, o IPD de Caiado era de 34,45. Esse índice cresceu ao longo do tempo e o democrata chegou a figurar na liderança do ranking de governadores brasileiros entre novembro de 2019 e março de 2020 (quando seu IPD era de 61,9). Hoje, o IPD de Caiado é de 27,68. Os números revelam uma queda de 34,3 pontos, ou 55,5% se comparado com o ápice de sua atuação nas redes sociais à frente do Executivo goiano.
A informação foi divulgada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da empresa, Felipe Nunes, durante entrevista à jornalista Cileide Alves no programa Chega pra Cá do jornal O Popular, na última terça-feira, 14. De acordo com Felipe, o índice de Caiado começou a cair após o rompimento político com o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa aponta que, atualmente, Ronaldo Caiado ocupa a 10ª posição no ranking de popularidade digital entre os governadores. Atrás de Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, que encabeça o índice com 60,7, seguido por João Dória (PSDB-SP), com 50,9 e Camilo Santana (PT-CE), com 42,8.
O que é IPD?
O IPD é um indicador construído de maneira relacional, feito por meio de comparações de informações em relação à presença digital, fama, engajamento, mobilização, violência e interesse. Os dados são coletados em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Wikipedia e Google.