MPGO abre inquérito para apurar demolição de imóvel com valor histórico na Rua 84

MPGO abre inquérito para apurar demolição de imóvel com valor histórico na Rua 84
Imóvel foi demolido quando já estava em processo de tombamento para o Patrimônio Histórico da capital Foto: Google Street View

Imóvel abrigou a Secretaria Municipal de Cultura nos últimos anos e estava em processo de tombamento

O Ministério Público de Goiás (MPGO) instaurou inquérito civil para investigar a demolição possivelmente não autorizada de imóvel passível de tombamento, localizado na Rua 84, nº 535, no Setor Sul, em Goiânia. Nos últimos anos, o imóvel com valor histórico abrigou a Secretaria Municipal de Cultura.

Como providência, a promotora Alice de Almeida Freire, da 7ª Promotoria de Justiça de Goiânia, requisitou à Secretaria Municipal de Cultura que informe qual a tramitação do procedimento de tombamento do imóvel. A promotoria, que possui atribuição na defesa do patrimônio histórico, também solicitou informação se houve manifestação da secretaria autorizando a demolição do imóvel.

Por fim, foi pedido à Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação (Seplanh) que informe se autorizou a demolição do imóvel. Imóvel poderia integrar o acervo do patrimônio histórico de Goiânia.

Ação civil pública proposta pelo MPGO, com trânsito em julgado (quando não há mais recursos) e em fase de cumprimento de sentença, obriga o Município de Goiânia a efetivar política pública de preservação do patrimônio histórico e cultural.

Segundo esclarece a promotora, a ação civil pública foi motivada pela ausência de preservação do patrimônio histórico, o que levou o Poder Judiciário a determinar sua adoção pela Prefeitura. Em razão da morosidade do Município em promover o levantamento dos imóveis que poderiam ser acautelados (protegidos legalmente), a 15ª Promotoria de Justiça celebrou termo de cooperação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Assim, os dois órgãos identificaram, mapearam, caracterizaram, avaliaram e valoraram alguns dos bens de interesse cultural nos Setores Central e Sul e parte dos Setores Oeste, Aeroporto, Marista, Bueno e Universitário. Entre os imóveis pertencentes à art déco e ao modernismo da capital estava a casa da Rua 84, nº 535.

Além disso, a 7ª Promotoria já havia protocolado no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia o pedido de tombamento deste imóvel em específico. (Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram