Projeto que reajusta faixa de isenção do IR será votado com urgência
Governo estima que 50% dos atuais declarantes não pagarão mais IR
A Câmara dos Deputados aprovou por 278 votos a 158, o regime de urgência para o Projeto de Lei 2337/21, do Poder Executivo. O projeto poderá ser votado nas próximas sessões do Plenário. O projeto apresenta mudanças no Imposto de Renda para pessoas físicas, empresas e investimentos financeiros.
Trata-se da segunda fase da reforma tributária. Entre as medidas de maior impacto está a atualização da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física, que reajusta a faixa de isenção de R$ 1.903,98 para R$ 2.500 mensais. O governo estima que 50% dos atuais declarantes não pagarão mais Imposto de renda, o que corresponde a 5,6 milhões de contribuintes. Atualmente, há 10,7 milhões de isentos, de um total de 31 milhões.
‘Todos os contribuintes serão beneficiados’, diz secretário da Receita Federal
O secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, destacou que todos os contribuintes serão beneficiados com o reajuste de todas as faixas da tabela do IRPF. “A redução tributária vai aumentar a disponibilidade de recursos para parte importante da população”, afirmou. O secretário observa que o reajuste na faixa de isenção, de 31%, é o maior desde 1995. “De 2023 em diante podemos decidir sobre futuros reajustes da tabela”, disse. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)