Igrejas católicas acolhem moradores de rua
Iniciativa conta com a ajuda da população para evitar que pessoas passem frio e fome
Campanha “Quem tem frio tem pressa!” mobiliza população para amenizar o frio de moradores em situação de rua em Goiânia e é realizada por um grupo de pessoas ligadas a Igreja Católica.
Em decorrência da previsão de baixíssimas temperaturas para os próximos dias, o grupo se mobilizou junto a algumas igrejas para a acolhida aos cidadãos em situação de rua. Além de receber essas pessoas com colchões, agasalhos, sopa e café da manhã, a campanha sensibiliza para a necessidade de empatia da população em geral para esta triste realidade, conclamando para a doação de cobertores, alimentação e kits de higiene pessoal.
“Preocupado com a população de rua de nossa capital, me reuní com o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, a fim de que nos autorizasse a disponibilização de alguns dos nossos salões paroquiais para acolher essas pessoas e fomos autorizados de imeditao. Desta forma, as famílias que no momento não contam com apoio de nenhuma política pública em relação a esta necessidade poderão ser acolhidas em nossos espaços” – pontua o Frei José Fernando, um dos entusiastas do grupo e mobilizador das ações.
A campanha é uma iniciativa comunitária da Comissão Dominicana Justiça e Paz, Paróquias São Judas Tadeu, Ateneu Dom Bosco, Sagrado Coração de Jesus e Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno.
A Prefeitura de Goiânia disponibilizou 100 vagas para pessoas em situação de rua em albergue e casa de passagem, mas não haviam mais vagas disponíveis na quarta-feira.
O Frei José Fernando explica que três Igrejas estarão recebendo nos próximos dias doações de cobertores, alimentos e kits de higiene pessoal que serão entregues às famílias. O Frei conta que essas paróquias também acolherão irmãos e irmãs da rua para alí dormirem nas próximas noites. “Estes espaços oferecerão, além da possibilidade de dormir, uma sopa à noite e o café na manhã seguinte” – completa. As igrejas que oferecerão acolhida são:
⦁ Igreja São Judas – Setor Coimbra, Rua 242, nº 100 (3233.6365).
⦁ Igreja Ateneu Dom Bosco – Alameda dos Buritis, 485, Setor Oeste (3224.1733).
⦁ Igreja Sagrado Coração de Jesus – Praça Boaventura, Vila Nova.
Mais informações e doações: Frei José Fernandes: (62) 99611-1213