Procon Goiânia aponta variação de até 31,15% nos preços de climatizadores, ventiladores e ares-condicionados
O Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia) divulgou, nesta quinta-feira (5/9), pesquisa realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, que aponta variação de até 31,15% no preço de 14 eletrodomésticos para alívio da onda de calor que atinge a capital.
As três maiores variações de preços estão entre 31,15% e 24,03%, com destaque para o Climatizador Pcl1F Frio da Philco, que pode ser encontrado com valores entre R$ 2.155,50 e R$ 3.127,07 em seis estabelecimentos de Goiânia. Em seguida aparece o Ar Condicionado Split Hi-Wall Springer, da Midea de 12.000 Btus, com preços entre R$ 2.155,50 e R$ 3.149,00. Já o ventilador com pás de 30cm Black Classic da Mondial pode ser encontrado com preços entre R$ 287,99 e R$ 404,90.
De acordo com a pesquisa, o consumidor que realizar compra pelo menor preço desses produtos gastaria R$ 4.598,99. Já se adquirir produtos com o maior valor, pagará R$ 6.680,97. Isso representa a possibilidade de economia de R$ 2.081,98 na aquisição dos itens.
As três menores variações estão entre 3,64% e 6,37%, com destaque para o Ar Condicionado Split Hw LG Dual Inverter de 12.000 Btus, que pode ser encontrado de R$ 2.645,10 a R$ 2.741,42. O Ar Condicionado Split Hi Wall Eletrolux de 9.000 Btus registrou variação de R$ 2.024,10 a R$ 2.146,88. Já o Ar Condicionado Split Hi Wall Cônsul 12.000 Btus pode ser encontrado com valores de R$ 2.199,00 a R$ 2.339,10.
Com a pesquisa, o consumidor que realizar compra pelo menor preço desses produtos terá despesa de R$ 6.868,20. Já se fizer compras com o maior valor, pagará R$ 7.227,40, Utilizando a pesquisa do Procon como base para suas compras, poderá economizar R$ 359,20.
Orientações
O Procon Goiânia orienta o consumidor que, antes de comprar os produtos, deve observar a qualidade, se a embalagem não está violada e se a voltagem condiz com a região onde mora.
Produtos que não funcionam, além de causar frustração para quem recebe, causa um constrangimento para quem presenteou. Nesse caso, quando se tratar de produtos eletro/eletrônico-eletrodomésticos, sempre que possível, peça para ver o funcionamento e fazer um teste do produto ainda dentro da loja. De acordo com as regras, durante o prazo de vigência da garantia, mesmo que o produto tenha acabado de sair da loja, este deverá ser encaminhado à assistência técnica que terá um prazo de até 30 dias para sanar o problema.
O prazo de sete dias para arrependimento vale apenas para as compras que foram realizadas fora do estabelecimento comercial, seja por telefone ou internet. (Secom Goiânia)