Servidor do CNPq queima e, sem backup, Brasil fica sem a Plataforma Lattes

Servidor do CNPq queima e, sem backup, Brasil fica sem a Plataforma Lattes
Ainda não se sabe qual o volume de dados perdidos com o apagão no servidor do Conselho Foto: Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC

Governo disse que instabilidade no sistema do CNPq começou sábado. Folha de pagamento também foi comprometida

Um servidor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) “queimou” e desde ontem (CNPq disse em nota que instabilidade começou no sábado) professores e pesquisadores brasileiros estão ser ter como acessar suas informações e suas pesquisas hospedadas na plataforma Lattes. O servidor não tinha backup, mas nota publicada nesta tarde pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações diz que não houve perda de dados da Plataforma Lattes.

Nas redes sociais, o CNPq disse que trabalha em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o restabelecimento dos sistemas, mas não estipulou um prazo para que isso aconteça. A prioridade, segundo a nota, é de restaurar o acesso aos currículos Lattes. Até o fechamento desta matéria o site https://www.gov.br/cnpq/pt-br permanecia fora do ar.

Para o deputado federal Marcelo Freixo (PT) o apagão é mais uma consequência da guerra do governo Bolsonaro contra a produção científica brasileira, lembrando que o orçamento para o órgão em 2021 foi o menor dos últimos 20 anos. “Quando o Brasil mais precisa da Ciência, bolsas e pesquisas estão paralisadas”, lembra.

O assunto foi durante parte da manhã desta terça-feira um dos mais comentados do Twitter e revela a preocupação da comunidade científica brasileira com o montante de pesquisas que podem ter se perdido com esta pane. Para a advogada e deputada federal Natália Bonavides (PT), “era uma questão de tempo para que os cortes, o sucateamento e os ataques do governo Bolsonaro contra a educação pública nos levasse a uma situação como essa”, disse no Twitter.

Também em sua conta no Twitter, o CNPq informou que identificou sábado, dia 24, a indisponibilidade dos seus sistemas e tem, desde então, trabalhado para solucionar o problema. Ainda não há previsão para o restabelecimento total e que todos os esforços estão sendo envidados para o pleno retorno o mais breve possível. A nota segue pedindo desculpas pelo “inconveniente”.

No início da tarde, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações emitiu nota. Leia na íntegra:

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
  2. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.
  3. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  4. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas,  estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  5. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
  6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br

 

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