Censo Pet revela aumento de 8,1% de gatos no Brasil
Cada vez mais pessoas e famílias buscam um animal de estimação para companhia, dar e receber afeto e atenção. No entanto, com o maior número de pessoas morando sozinhas, e em espaços menores, é patente o crescimento por animais cujo cuidado no dia a dia seja mais simples, ou que pelo menos exijam menos espaço. É neste cenário que o Censo feito pelo IBGE e divulgado pelo Instituto Pet Brasil revelou que aumentou em 8,1% o número de gatos nas grandes cidades do país. ( http://institutopetbrasil.com/imprensa/censo-pet-1393-milhoes-de-animais-de-estimacao-no-brasil/ )
O Instituto Pet Brasil divulga dados atualizados sobre a população de animais de estimação em todo o território nacional. De acordo com números levantados pelo IBGE e atualizados pela inteligência comercial do Instituto Pet Brasil, em 2018 foram contabilizados no país 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos. A estimativa total chega a 139,3 milhões de animais de estimação. Em 2013, a população pet no Brasil era de cerca de 132,4 milhões de animais, últimos dados disponíveis quando a consulta foi feita pelo IBGE.
O destaque vai para o crescimento de casas que escolhem o gato como animal de estimação. No acumulado, esse foi o animal que mais cresceu, com alta de 8,1% desde 2013. Em seguida, os pets que acumularam maior crescimento nos lares brasileiros foram os peixes com 6,1%. Répteis e pequenos mamíferos registraram alta de 5,7%; aves, 5% e cães, crescimento de 3,8% em sua população. A média geral é de 5,2%.
Os dados auxiliam o setor na programação de ações e oferta de produtos para cada tipo de animal de estimação, e também para uma expansão mais pormenorizada de toda a cadeia de varejo. Para o Instituto, com essa inteligência de mercado é possível também suprir melhor pet shops, supermercados e clínicas veterinárias. Esse perfil também permite que os empreendedores tenham bons insights sobre onde é possível achar demandas ocultas para novos mercados.