Prefeito Rogério acompanha implantação de iluminação de LED em bairros de Goiânia
Modernização da iluminação beneficia todas as sete regiões da capital. Trabalho realizado no Setor Sul, na Marginal Botafogo, no Jardim América, Jardins do Cerrado 10 e Alphaville Residencial, na região Noroeste, foram vistoriados nesta segunda-feira (28/8)
Goiânia avança na melhoria da eficiência da iluminação pública da cidade com a substituição de lâmpadas comuns por LED. Na noite desta segunda-feira (28/8), o prefeito Rogério Cruz vistoriou o trabalho realizado pela gestão municipal no Setor Sul, na Marginal Botafogo, no Jardim América, Jardins do Cerrado 10 e no Alphaville Residencial, localizado na região Noroeste da capital.
Acompanhado de servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o prefeito explicou que o projeto de substituição de lâmpadas comuns por LED gera economia de energia, contribui com o meio ambiente e melhora a segurança e qualidade de vida da população.
“Acompanhamos semanalmente o avanço da modernização da iluminação da nossa capital. Somente aqui no Setor Sul, 187 pontos iluminação receberam a nova tecnologia”, explicou Rogério Cruz na primeira vistoria. “Esse projeto reflete nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população”, acrescentou.
Moradora do Setor Sul há 51 anos e líder comunitária, Aline Melo aproveitou a vistoria para agradecer pelo serviço realizado pela Prefeitura de Goiânia. “Os moradores pediam essa intervenção há muito tempo e agora estamos satisfeitos. Quanto mais iluminação, mais segurança para as pessoas frequentarem os espaços públicos”, destacou.
Em seguida, a comitiva seguiu para a Marginal Botafogo. Na via, uma das mais movimentadas de Goiânia, 105 pontos de iluminação foram modernizados. Na Avenida C-165, no Jardim América, 57 pontos foram substituídos. Já no Residencial Alphaville a trocou 50 luminárias, enquanto que no Jardins do Cerrado 10 foram 58.
Balanço
Mais de 24 mil pontos de iluminação, incluindo praças, parques, ruas e avenidas, já foram substituídos na Capital. Praças e avenidas do Setor Estrela Dalva, Itatiaia, Goiânia 2 e Universitário, por exemplo, já foram beneficiados.
Além de padronizar e modernizar o sistema de iluminação pública, a nova tecnologia possibilita um consumo de energia cinco vezes menor em relação à iluminação tradicional. As lâmpadas de LED também possuem vida útil mais longa, reduzindo custos com trocas e, consequentemente, reduzindo a poluição ambiental.
“As lâmpadas de LED oferecem uma eficiência de iluminação significativamente superior em comparação com as lâmpadas convencionais. Além de realçar a beleza dos espaços urbanos, elas também desempenham um papel fundamental em ampliar a sensação de segurança durante a noite”, destacou o titular da Seinfra, Denes Pereira, durante o giro pela cidade.
O prefeito explicou que, atualmente, o município não adquire mais lâmpadas de sódio. Todas as substituições estão sendo feitas com lâmpadas de LED. “Além desse programa, que vai trocar 180 mil pontos de iluminação, quando um cidadão informa no aplicativo Prefeitura 24 horas que uma luz queimou, a substituição também é feita por LED”, finalizou Rogério Cruz. (Secom Goiânia)