2ª Edição do projeto “Um Salto para a Vida” promove conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio em Anápolis

2ª Edição do projeto “Um Salto para a Vida” promove conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio em Anápolis

Evento será realizado no próximo dia 2 de setembro, no centro de paraquedismo Skydive Cerrado

 

A 2ª edição do projeto “Um Salto para a Vida” será realizada no dia 2 de setembro, na escola de paraquedismo Skydive Cerrado, em Anápolis, das 14h às 18h. O evento visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental, prevenção ao suicídio e da valorização da vida.

Em alusão ao Setembro Amarelo, a iniciativa idealizada por Rejane Damaceno, especialista em saúde mental e terapeuta ocupacional de crianças com autismo, traz à tona uma experiência pessoal de superação, após passar por um quadro depressivo severo.

“Eu já quis desistir da vida, mas digo que o paraquedismo me fez renascer. Por isso, realizo campanhas alusivas ao Setembro Amarelo. Quero muito ajudar as pessoas. Uma experiência compartilhada e superada tem o poder de alcançar alguém e mudar uma trajetória, uma situação de extrema dor e sofrimento”, atesta Rejane.

A terapeuta ocupacional diz que o evento tem o propósito de falar sobre vida, sobre a importância de um olhar cuidadoso com o próximo e do ato de ouvir. “Muitas vezes, não percebemos o que os outros estão passando, não perguntamos como as pessoas estão, em razão de um dia a dia corrido. Mas saibam que um simples gesto, sorriso ou fala são muito eficazes e podem fazer a diferença no dia de uma pessoa com depressão”, complementa.

Para a advogada Mariana Fernandes, parceira no projeto, a quebra do tabu em relação ao tema suicídio é também um dos principais desafios e isso amplia ainda mais o debate. “Nós gostamos de frisar que vários pontos merecem atenção, como a saúde mental, o autocuidado. Às vezes, a pessoa pode estar com várias fases de sua vida mortas. Essa é uma realidade muito séria. Queremos proporcionar um momento de reflexão, de ‘virada de chave’, por meio de um evento totalmente acolhedor e empático”, enfatiza.

Programação
Com a expectativa de aumento de público para a 2ª edição, a programação foi pensada cuidadosamente para incluir uma variedade de atividades voltadas para o bem-estar e a reflexão.

Os participantes terão a oportunidade de desfrutar de música ao vivo com o cantor Edu Moraes e com o DJ Daniel Mello, além de uma aula de ioga ao pôr do sol. As mulheres serão presenteadas, ainda, com penteados de tranças.

Às 17h, um dos momentos mais esperados da tarde, está programado o salto de seis paraquedistas, que se unirão no céu para formar a palavra “viva”. Na oportunidade, um atleta exibirá a bandeira símbolo de prevenção ao suicídio.

O evento é gratuito, mas os participantes que tiverem interesse podem levar alimentos não perecíveis, que serão destinados a uma entidade social.

Números
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os dados se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, 38 pessoas, em média, cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio, o que significa um aumento de 43% nos registros.

A campanha Setembro Amarelo é realizada no país desde 2014, fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de colaborar para a prevenção do suicídio e trazer informações atualizadas sobre o assunto.

O lema de 2023 é “Se precisar, peça ajuda”. As ações do Setembro Amarelo abarcam todo o mês, mas, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é lembrado no dia 10. (Assessoria de Imprensa)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram