Aldeia Sesc de Artes apresenta espetáculo sensorial para crianças com deficiência visual
A atração gratuita acontece nesta quarta (05) no Centro Cultural Marietta Telles Machado
A 10ª edição da Aldeia Sesc de Artes recebe uma programação especial voltada para crianças de 5 a 9 anos com deficiência visual, nesta quarta-feira (5), no Centro Cultural Marietta Telles Machado, a partir das 14 horas. O espetáculo sensorial de dança para crianças permite que cada uma delas possa experimentar individualmente o espaço, tempo, sonoridades, texturas e a ludicidade no contato direto com as bailarinas e bailarinos. Cada criança vivencia uma sessão individual, conduzida pelo elenco, entrando também em uma instalação sonora e tátil. O espetáculo que já passou por 17 estados brasileiros, chega em solo goiano pela primeira vez por meio da Aldeia Sesc de Artes, que também realizará uma oficina de livros e jogos lúdicos sensoriais.
De acordo com o diretor do espetáculo, Marcelo Sena, a ideia nasceu por meio de uma pesquisa que a companhia Etc. realizou sobre a relação dos sons, música, dança e audição. “O foco da pesquisa era saber como as crianças poderiam experimentar tanto a linguagem da dança, que tem mais a ver com o corpo e com o movimento, quanto o universo do campo sonoro. Então a pesquisa se chama Áudio-dança e foi feita em um instituto de pessoas cegas para saber como era a recepção auditiva a partir do universo delas”, explica.
Segundo Marcelo, a partir da pesquisa, nasceu o desejo de se criar um espetáculo para essas crianças cegas. “Existem poucos espetáculos de dança para crianças e eles são feitos valorizando essa questão da visibilidade, por isso criamos o Tandan!, que é um espetáculo que não prioriza a visualidade, então tornamos o acesso mais fácil para as pessoas que já não tem visão. No caso das crianças, sejam elas com algum nível de deficiência visual ou completamente cegas também”, explica.
Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o Sesc sempre busca valorizar a acessibilidade e nada melhor do que trazer para essa edição um espetáculo capaz de abranger as crianças com deficiência visual. “A gente traz durante a Aldeia algumas atrações com intérpretes de Libras e agora trouxemos uma apresentação lúdica e sensorial para crianças com deficiência visual e assim, aos poucos vamos abrindo cada vez mais espaço para a inclusão social na cultura”, destaca.
A apresentação do Espetáculo Tandan! na Aldeia Sesc de artes conta com a parceria do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Cultura do Estado, da Biblioteca Braille José Álvares Azevedo e do Museu da Imagem e do Som de Goiás. (Divulgação)