Construído em 2008 para representar a fauna e flora do Cerrado, um monumento na Rua 402, na Vila Viana, foi recuperado por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), no sábado (20/05). A ordem de serviço foi determinada pelo secretário Denes Pereira, depois que soube do risco de o monumento cair, podendo provocar acidente com veículos ou pessoas.

O monumento foi doado ao município pela Brigada da Arte, projeto de intervenção cultural patrocinado pela iniciativa privada, com apoio da Prefeitura de Goiânia, em 2008. A obra coletiva foi produzida pelos artistas plásticos Alessandra Peres, Antunes Arantes, Divan Borges e Manoel Santos, com a coordenação de PX da Silveira.

A intervenção cultural chamada “Minha rua, por exemplo”, documentada também em livro com o mesmo nome, pintou fachadas e portões de toda a rua. O monumento, um globo terrestre com figuras de bichos e plantas do Cerrado, foi instalado em uma torre na entrada da rua.

As equipes da Seinfra fizeram a reinstalação do globo no alto da torre, para evitar risco de queda. “Preservação do acervo cultural da cidade foi levada em consideração ao assinarmos ordem de serviço”, disse o titular da Seinfra.