Servidores da Prefeitura de Goiânia recebem treinamento da Mapzer, para utilizar dados de mapeamento em resolução de problemas

Servidores da Prefeitura de Goiânia recebem treinamento da Mapzer, para utilizar dados de mapeamento em resolução de problemas

Secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Planejamento (Seplanh), Mobilidade (SMM), Urbanização (Comurg) e Meio Ambiente (Amma) são orientadas sobre uso de plataforma. Serviço foi implementado em 28 de fevereiro, de forma experimental, e está oficialmente em operação desde 06 de março. Quatro veículos com câmeras de alta resolução são ligados a programa de inteligência artificial que faz mapeamento de 21 tipos de ocorrências, como calçadas irregulares, buracos em vias, mato alto e animais soltos na cidade

 

A Mapzer Inteligência Artificial iniciou, nesta terça-feira (25/04), treinamento de servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplanh), para utilizarem a plataforma que identifica 21 tipos de ocorrências apontadas por um programa de inteligência artificial em todas as regiões de Goiânia.

Na quarta-feira (26/04), o treinamento será ministrado aos servidores da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Na quinta-feira (27/04), será a vez dos servidores da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). Cada pasta vai ter acesso às ocorrências que são de sua competência, para que seja realizado o planejamento de ações para corrigi-las no menor tempo possível.

As ocorrências que são de atribuição da Seinfra são de bueiros, ruas, tampas e postes irregulares, além de buracos, empoçamento e rachaduras nas vias. As da Seplanh são terrenos, calçadas, comércios e placas irregulares, e material de construção na via.

A SMM será notificada nos relatórios sobre cones nas vias, sinalização inexistente ou irregular, e veículos irregulares. A Comurg é a responsável por ocorrências relacionadas ao lixo irregular e mato alto na via ou terreno. A Amma, por sua vez, será notificada sobre animais soltos na cidade.

O contrato entre a Seinfra e a Mapzer entrou em vigor no dia 28 de fevereiro, quando a empresa começou a operar em caráter experimental. No dia 06 de março, o trabalho foi efetivado. Quatro veículos com câmeras de alta resolução são ligados a um programa de inteligência artificial que faz o mapeamento de 21 tipos de ocorrências.

O serviço é feito de forma constante em todas as regiões da cidade. A base de dados é atualizada mensalmente. O mapeamento completo da cidade demora cerca de um mês e, atualmente, a empresa Mapzer está finalizando o segundo ciclo, o que permitirá que a administração municipal realize o comparativo entre os meses de março e abril.

“A nova tecnologia vai otimizar o trabalho da Seinfra na zeladoria da cidade e fornecer informações para que outros órgãos da administração também desenvolvam de forma eficaz e rápida o que for necessário, em suas respectivas pastas”, afirma Denes Pereira, titular da Seinfra.

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