Prefeitura de Goiânia inicia substituição de 146 jamelões no Jardim Novo Mundo

Prefeitura de Goiânia inicia substituição de 146 jamelões no Jardim Novo Mundo

Retiradas foram autorizadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente nas proximidades da Avenida Hamburgo, no Jardim Novo Mundo. Como compensação ambiental, 146 mudas de outras espécies arbóreas, definidas por biólogos da Amma, serão plantadas de imediato, em paralelo às ações de remoção, com tamanho superior a dois metros

A prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), autorizou a substituição de 146 jamelões por outras espécies arbóreas na região da Avenida Hamburgo, no Jardim Novo Mundo. As ações se iniciam na manhã deste sábado (04/02), com execução da retirada por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Serão mantidos 15% do total de jamelões, para reduzir o impacto ambiental, porcentagem que representa 25 das atuais 171 árvores da espécie presentes na região.

De acordo com o presidente da Amma, Luan Alves, a determinação é plantar de imediato outras 146 árvores, dentre ipês, aroeira pimenteira, caroba, carobão, canafístula, copaíba, jacarandá-mimoso, chuva-de-ouro e nó-de-porco. “São exemplares arbóreos definidos pelos técnicos, que garantirão a rotação de culturas, alimentos para a fauna presente na cidade, e que a via não seja danificada no futuro, principalmente preservando a vida de quem trafega na região”, explica o presidente.

Todas as espécies que serão plantadas como compensação ambiental nesse trecho, serão postas de forma alternada. “A escolha de mudas já altas, com mais de dois metros, garante que as árvores sobrevivam, e que o tempo para chegarem na fase adulta seja célere, tudo objetivando o bem-estar dentro da capital, mantendo-a com o macroclima e microclima adequado, e o título de capital mais arborizada do país”, destaca Luan Alves.

Substituições
Entre setembro e outubro do ano passado, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) realizou a substituição de outros 70 jamelões na Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás. A retirada marcou a troca de 420 árvores por outras espécies na capital, em 2022.

De acordo com o Plano Diretor de Arborização Urbana de Goiânia (PDAU), de 2007, a cidade possuía 1.257 jamelões por amostragem. Além disso, todas as remoções no ano passado foram em locais de maior incidência de acidentes, e continuarão acontecendo.

A Amma também já autorizou que todos os jamelões existentes na Avenida Antônio Fidélis, no Parque Amazônia, sejam retirados. No local, houve plantio de novas espécies, que já ultrapassam três metros de altura. Primeiramente, foi realizada a remoção de parte das árvores para incidência solar nas mudas que foram plantadas e, com nova avaliação da Amma, a Comurg fará a retirada dos demais exemplares.

A prefeitura realiza, ainda, a poda vertical das árvores para evitar a incidência e queda dos frutos. A população pode solicitar serviço de limpeza da via e registrar reclamações de jamelões em canteiros centrais por meio do teleserviço da Comurg: (62) 3524-8555 ou via WhatsApp, pelo número: (62) 98596-8555. Será feita a análise para extirpação, poda e até mesmo a varrição no local de incidência de queda dos frutos. (Secom Goiânia)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Siga nossas redes sociais.

Instagram